quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Secretaria de Saúde de Campo Alegre promoverá várias ações durante o mês de Outubro


Como tem sido nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre preparou uma grande programação para a Campanha Outubro Rosa 2021, campanha dedicada à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama.

Durante a programação serão realizadas palestras sobre a prevenção do câncer de mama e exames preventivos e realização de citologias nas salas de espera de todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A programação conta também com ações nas Academias da Saúde da sede e do distrito Luziápolis.

Sede - 22/10 (Caminhada - 05h/Aulão - 17h)

Luziápolis - 29/10 (Caminhada e Aulão - 05h30)

No período de 18 a 22/10, a programação conta com a realização de citologias e solicitação de mamografias conforme o agendamento das UBS.

Já de 25 a 29/10 serão realizadas avaliações de rastreamento de saúde bucal nas mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde.

O encerramento das ações do Outubro Rosa acontecerá no dia 29 de outubro com a realização de uma grande ação no Calçadão Prefeito José Virgínio da Silva que contará com Vacinação, testes rápidos, orientações nutricionais, aferição de pressão e glicemia capilar, entrega de kit bucal de higiene.

Sobre a Campanha

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.

Nenhum comentário: