sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prefeitura de Campo Alegre libera o pagamento do mês de Junho a todos os servidores municipais

Servidores da saúde receberão seus vencimentos pela Caixa Econômica a partir de agora

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Finanças liberou nesta sexta-feira (28 de Junho) o pagamento dos vencimentos de todos os servidores municipais correspondente ao mês de Junho de 2013.

A Prefeitura de Campo Alegre vem honrando o pagamento dos servidores em dia, em reconhecimento e valorização aos funcionários. O pagamento da folha vem sendo efetuado sempre dentro do mês trabalhado.
A partir deste pagamento, visando diminuir as filas e facilitar o recebimento dos salários pelos servidores, a Secretaria de Finanças passou a utilizar mais uma instituição bancária para a realização do pagamento, realizando a partir de agora o pagamento de todos os servidores da saúde pela Caixa Econômica.

Recebe o pagamento todos os funcionários do quadro administrativo, tanto os efetivos quanto os comissionados, conforme informação do setor de Recursos Humanos. O dinheiro é depositado na conta de cada servidor.

Prefeitura de Campo Alegre realiza pavimentação de rua com recursos próprios

Moradores da Rua Formosa no centro da cidade estão realizando um sonho antigo

A Prefeitura de Campo Alegre por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início a realização da pavimentação da Rua Formosa, no centro da cidade. A obra está sendo custeada com recursos próprios do município inclusive da arrecadação do IPTU, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores que residem naquela rua.

A rua que fica localizada no centro da cidade recebe a pavimentação por paralelepípedo de toda a sua extensão, melhorando assim as condições de tráfego de pessoas e veículos.
“Graças a Deus esse momento chegou, agora temos uma prefeita que olha para as necessidades do povo, sonhamos muito com esse calçamento, pois principalmente no período de chuvas era muito difícil para nós moradores dessa rua”, declarou à senhora Luiza moradora da Rua Formosa há mais de dez anos.

A pavimentação ligará a Rua Formosa as ruas Santo Antônio, Rua Vereador José Pereira Lima e Rua do Sol, ambas já pavimentadas.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Nicolas Pereira, o governo municipal não medirá esforços para estar sempre realizando obras que tragam melhorias na qualidade de vida da população campoalegrense.

Pagamento do IPTU deve resultar em outras obras

O setor de tributos da Prefeitura de Campo Alegre registrou até o ultimo dia 19 de Junho, uma arrecadação parcial de R$ 53.837,43, dentro de uma expectativa de arrecadação de pouco mais de 300 mil reais anual.
O pagamento do imposto ao ser efetuado pela população representa uma importante contribuição para o desenvolvimento do município, pois assim como a Rua Formosa que já recebe esses benefícios, outras ruas e outras obras devem ser realizadas com a arrecadação do IPTU.

Os proprietários de imóveis que ainda não realizaram o pagamento e estão com os boletos devem pagar em uma agência bancária ou procurar o setor de tributos da Prefeitura Municipal para maiores informações e ou esclarecimentos.




Campo Alegre realizou a primeira audiência pública sobre os serviços da saúde em 2013

Durante a manhã desta quinta-feira, 27, a Câmara Municipal de Campo Alegre realizou a Audiência Pública da Saúde referente às atividades da pasta da saúde durante o 3º quadrimestre de 2012 e do 1º quadrimestre de 2013 cuja finalidade é o atendimento a Lei Federal nº. 8.689 de 27/07/1993 – artigo 12, a Emenda Constitucional nº. 29, de 13/09/2000 e ao Provimento nº 001/2002 da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da Comissão de Saúde, vereador Piu Spettus.
Participaram da audiência a Secretária de Saúde Nádja Apolinário, a Assessora de Planejamento Maria do Socorro, Secretário de Administração Toinho, os vereadores: G. Correia, Abelardo, Testão – Membro da Comissão de saúde, Jeane Nascimento, Rejane da Silva, Kellyn Rafaella - Membro da Comissão de Saúde e do presidente da casa vereador Jura, o Secretário do Sindicato dos Agentes de Saúde Maurício, Presidente do Conselho de Saúde José Roberto dos Santos, representante dos agentes de saúde Henrique além dos agentes de saúde e a comunidade em geral.

Na Audiência Pública foram apresentados à Câmara, ao Conselho Municipal de Saúde e a sociedade civil, o Relatório detalhado da Secretaria, contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada, garantindo toda transparência possível na destinação de recursos públicos no Município de Campo Alegre.
A Assessora de Planejamento Maria do Socorro fez a apresentação da prestação de contas do 3º quadrimestre de 2012, assim como: serviços especializados no município, produção de serviços, relação dos municípios que atendem por especialidades, projetos em andamento, pontos positivos e indicadores financeiros. A Assessora ainda destacou que o maior gasto do recurso do município foi com a manutenção do quadro de recursos humanos.

Em seguida, a Secretária Nádja Apolinário fez a explanação dos trabalhos do período de janeiro a abril de 2013, como também: rede de serviços existentes, serviço e consultas especializadas em Campo Alegre e Luziápolis, agendamento SISREG, produção de serviços, cobertura vacinal de 1 ano, consultas em urgências, produção do laboratório, e outros. A secretária afirmou que nesse 1º quadrimestre de 2013 foi conseguido marcar 26. 901 exames. Foi demonstrado também o comparativo do 1º quadrimestre de 2012 e 1º quadrimestre de 2013 em relação a consultas, no ano de 2012 foram apresentadas 2.024 consultas e neste ano 5.879 já foram realizadas. Encerrando suas palavras a Secretária enfatizou a Integração entre Conselheiros da Saúde, Agentes e funcionários da saúde, Vereadores, Secretários e da prefeita Pauline Pereira dando total apoio para o avanço da saúde no município. O presidente da câmara, vereador Jura, enfatizou a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos o relatório da prestação de contas referente à pasta da saúde.

A vereadora Kellyn Rafaella que é membro da Comissão de Saúde parabenizou a equipe e aos agentes presentes na Audiência e falou que acredita na equipe de saúde do município. A vereadora ainda se demonstrou feliz em saber sobre a sede dos agentes de endemias, a classe que no momento não tinha um local próprio.
Logo após o vereador G. Correia relatou o avanço na saúde de Campo Alegre e lembrou a todos sobre o caos que a mesma se encontrava nas administrações passadas dando como exemplo que antigamente existia a falta de uma ambulância para o atendimento à toda comunidade do Distrito de Chã da Imbira. Encerrando o vereador elogiou os trabalhos que vem sendo conduzidos pela Secretária de Saúde e da prefeita Pauline Pereira.

Ainda usaram da palavra o Secretário de Administração Toinho, os representantes dos agentes Henrique e Maurício, a diretora do posto de Saúde Rosinéia que falou sobre o apoio que vem recebendo da secretária de saúde e da prefeita Pauline e o presidente do Conselho José Roberto que enfatizou o trabalho do Conselho de Saúde e se colocou a disposição de todos para qualquer reclamação ou sugestão sobre serviços públicos de saúde.

Encerrando a Audiência o Presidente da Comissão, vereador Piu Spettus, parabenizou a Assessora de Planejamento Maria do Socorro e a Secretária de Saúde Nádja Apolinário pela clareza nas apresentações. O vereador ainda destacou e parabenizou o belíssimo trabalho da Secretária Nádja na saúde do município como também todo seu corpo técnico. Agradeceu a todos os agentes pelo trabalho desempenhado nas comunidades e a todos que fazem parte do quadro da saúde.



São João da Integração: Muito Forró e Arrasta-pé no arraiá da Secretaria da Mulher, Juventude e Idoso

Os festejos juninos em Campo Alegre está sendo um verdadeiro sucesso, com a realização de muito forró e arrasta-pé nas noites de festa dos palhoções montados na sede do município, Distrito de Luziápolis e Chã da Imbira, além dos festejos das escolas e das secretarias.

Nesta quarta-feira dia 26, foi à vez da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso realizar o seu arraiá.
A festa contou com trio de Forró Pé de Serra, comidas típicas e muito arrasta-pé. Vários representantes da terceira idade participaram do forrobodó, e desfrutaram do grande momento de alegria e descontração.
As vereadores Kellyn Rafaella e Jeane Nascimento participaram do evento.



quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura de Campo Alegre realizará pré-conferencias de Assistência social

Nesse ano de 2013, estaremos realizando a nossa VII Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema principal será “Suas: 8 anos de Conquistas – A Gestão e o Financiamento no Suas”. Em face da relevância do tema proposto estaremos realizando algumas mobilizações prévias e duas (02) pré-conferências, conforme a seguir:

Dia: 02/07/2013 – Escola Zenóbia Ferreira, Pça 08 de junho, Centro, Campo Alegre, das 09h as 11h30.
Dia: 04/07/2013 – Escola de Ensino Médio - Luziápolis, das 09h as 11h30.

Desta forma, o Conselho Municipal de Assistência Social junto à Secretaria Municipal de Assistência Social deste município tem a honra de CONVIDAR vossa instituição para participar de uma das PRÉ-CONFERÊNCIAS de Assistência Social. Esse evento tem como objetivos: apresentar o tema proposto, socializar as informações necessárias para a Conferência e eleger os delegados para participarem da VII Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada no dia 11 de julho próximo.

Ressaltamos que a participação de sua instituição é de extrema importância e contribuirá para qualificar a discussão no dia da conferência.
Certos de poder contar com a vossa valiosa contribuição e participação, desde já agradecemos a vossa presença agradecendo pela atenção dispensada.

Atenciosamente,
Isys Roberta da Costa Maynart Vieira
Secretária Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Campo Alegre atingiu mais de 97% de cobertura na vacinação contra a Paralisia Infantil

A campanha aconteceu durante três semanas, e todas as unidades básicas de saúde realizaram vacinação

Em de junho de 2013, entre os dias 04 e 21 aconteceu à 34ª Campanha de Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Tendo como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos.

A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida através do poliovírus que se manifesta de diversas formas. Seu quadro mais clássico é a paralisia flácida de início súbito que acomete com maior frequência os membros inferiores. Em forma mais rara da doença a paralisia acomete os músculos respiratórios e da deglutição, situação que pode levar o paciente a morte.

A transmissão se da por contato direto entre as pessoas contaminadas, pela via oral- oral ou fecal- oral. A manifestação clínica se dá de forma variada, desde infecções sem sinais e sintomas até quadros de paralisia severa.  Não há um tratamento especifico, mas mediantes as aparições clinicas a criança deve ser internada para acompanhamento médico.

A única medida para erradicação do poliovírus é a vacinação, que já é uma vacina de rotina no calendário vacinal da criança e através das campanhas contra paralisia que acontece todos os anos para crianças menores de cinco anos, aumentado assim à cobertura contra Poliomielite.
Este ano o município de Campo Alegre vacinou 3.820 crianças equivalente a uma meta de 97,62%. A campanha aconteceu durante três semanas, e todas as unidades básicas de saúde realizaram vacinação.

Secretaria de Saúde participa de Oficina de para Descentralização do Sistema de Ouvidoria do SUS

O evento aconteceu nos dias 19 de junho no Auditório do CRIA - Centro de Referência Integrada de Arapiraca – Arapiraca/AL, sendo promovido pela Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de capacitar técnicos dos municípios para implantação de ouvidorias SUS.

Participaram representantes de alguns municípios da 2ª Macro-região de Saúde e, representaram o município de Campo Alegre, a coordenadora da Promoção da Saúde, Joyce Alves e a Coordenadora da Saúde do Trabalhador, Tamiris Santos.

Inicialmente foi realizada palestra enfatizando a importância do Sistema de Ouvidoria como um instrumento de auxílio à Gestão, uma vez que funciona como canal entre o usuário e o gestor, que trata as manifestações dos cidadãos sob a forma de reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios. Posteriormente foram realizados exercícios com análises de casos onde os participantes realizaram tipificação e tratamento de cada situação.

A implantação da Ouvidoria SUS visa ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS, possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados e subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde.
No município, será implantada a ouvidoria por dois canais: presencial de caixa de sugestões e em meados de julho estará em pleno funcionamento na sede da secretaria de saúde.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Reportagem TV Gazeta: Carroceata invadiu as ruas de Campo Alegre na véspera de São João

Carroceata invadiu as ruas de Campo Alegre na véspera de São João

Desfile de carroças juninas agitou o São João de Campo Alegre

Dezenas de carroças enfeitadas participaram do evento e disputaram cinco prêmios

Os festejos juninos em Campo Alegre vêm sendo comemorado como nunca nos 53 anos de história do município. O São João da Integração vem contando com várias atrações musicais se apresentando nos palhoções montados na sede do município, no Distrito Chã da Imbira e Luziápolis, além das apresentações de quadrilhas juninas em todas as noites de festa. Outro ponto alto dos festejos foi neste domingo dia 23 de Junho, quando a população se envolveu no brilhante Desfile de Carroças Juninas – mantendo a Tradição com Integração.

O desfile foi promovido pela Prefeitura Municipal, que com o objetivo de resgatar a tradição do desfile de carroças de burro disponibilizou uma premiação atrativa do 1º ao 5º lugar, premiando as mais belas carroças. Dezenas de carroças participaram do desfile.

Não faltou criatividade para os carroceiros, que com muito cuidado nos detalhes enfeitaram suas carroças que chamaram a atenção das pessoas que saíram de suas casas para acompanhar a passagem do desfile.
Para os jurados que analisaram e votaram na escolha das melhores a eleição não foi fácil, pois todas as carroças participantes estavam muito bem decoradas.

Ao final do desfile a premiação coroou o trabalho dedicado das escolhidas, mas todas as demais carroças participantes tiveram uma novidade, ração para os animais e bebidas para os carroceiros.

Um dos momentos marcantes do evento foi à quadrilha “improvisada da integração”, que assim como o evento no todo, deu muito certo e foi um sucesso. “As carroças estavam lindas, e a quadrilha foi muito linda, até a prefeita e o esposo participaram, foi muito lindo de vê”, destacou a senhora Maria José, que disse também feliz pelo resgate do São João de Campo Alegre.
Após a carroceata aconteceram os shows com as bandas Forró Yrado, e Julinho Porradão no Arrasta-pé.

Os festejos juninos de Campo Alegre ainda não acabou, onde nos dias 28, 29 e 30 de junho haverá shows musicais e mais apresentações de quadrilhas.



















segunda-feira, 24 de junho de 2013

Festejos juninos do Colégio Recanto Feliz

O Colégio Recanto Feliz, como todos os anos procura comemorar os festejos juninos de forma a manter viva a tradição, porém não deixando de destacar o modernismo que vem influenciando pessoas em relação a suas preferências de ritmos.

Os alunos do Colégio Recanto Feliz ressalta em suas apresentações as principais danças juninas e as musicas de muito sucesso. Além de ter muita gente bonita, comidas típicas da época e forro pé de serra.

O evento contou com a participação alunos, pais de alunos, funcionários, professores, coordenadores e direção do Colégio Recanto Feliz, todos caracterizados e festejando as festas juninas.

Dados sobre a cobertura de vacinação em Campo Alegre

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e as bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.

No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Para que a vacinação seja eficaz, é importante que as pessoas sejam vacinadas nas idades recomendadas – essa é a chamada vacinação de rotina.

Em nosso município a vacinação de rotina acontece durante todo o ano. Junto com o funcionamento da unidade básica de saúde. Disponibilizada pelo Ministério da Saúde temos as seguintes vacinas: BCG (contra tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (protege contra Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por hib), Vacina Anti-pólio (protege contra a Poliomielite), Vacina Pneumocócica 10 (protege contra formas graves de pneumonia), Rotavírus humano (protege contra formas graves de diarreia), Meningocócica C (protege contra formas graves de meningite), Anti-pólio oral, Tríplice viral (protege contra Sarampo, rubéola e caxumba) e a DTP (Difteria, tétano e coqueluche).

Até o mês de maio a cobertura vacinal em Campo Alegre está em 100% em todas as nossas vacinas, indicando assim que nossas crianças estão sendo vacinadas e protegidas.

Vale lembrar que o cartão de vacina é um documento muito importante, pois mostra as vacinas que tomamos e quando será necessário reforçar a nossa proteção, ou seja, mesmo quando adultos nosso cartão de vacina é válido, por isso é importante guardá-lo.

domingo, 23 de junho de 2013

Prefeitura realizou ações sobre o combate a Exploração ao Trabalho Infantil em Campo Alegre

A Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou neste sábado 22 de Junho, um grande movimento durante a feira-livre da cidade, com o objetivo mostrar o compromisso do Poder Público e de toda a sociedade do município no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente, além da importância deles aproveitarem essa fase da vida sem assumir compromissos de adultos, que muitas vezes possuem características de exploração e maus tratos.

O evento foi realizado na praça central da cidade, com a realização ainda de blit’s com panfletagem na feira livre.

Na ação foram realizadas várias brincadeiras, oficinas de arte, e conscientização sobre a importância do combate a Exploração ao Trabalho Infantil.
A movimentação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil que foi no ultimo dia 12 de Junho, e contou com a participação de representantes dos Conselhos Tutelares, alunos das escolas públicas e privadas, alunos do PETI, PROJOVEM, CREAS, CRAS, e a sociedade em geral.

Atualmente, existem no Brasil cerca de 258 mil crianças e adolescentes ocupados em trabalho doméstico. Os dados são do IBGE e foram organizados no relatório do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que ainda apontam o Nordeste como a região que concentra o maior número de crianças e adolescentes em trabalhos domésticos, com 39,8% do total. Quase todas as vítimas são do sexo feminino (93,7%).




sexta-feira, 21 de junho de 2013

Município de Campo Alegre sediou a Conferência Intermunicipal de Educação

Evento serve como preparação à Conferência Nacional de Educação que acontece em 2014

O município de Campo Alegre sediou nos dia 20 e 21 de junho a Conferência Intermunicipal de Educação, envolvendo os municípios vizinhos, Teotônio Viela e Junqueiro. O evento aconteceu na escola Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães, e contou com as palestras do renomado coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), professor Arlindo Queiroz representante do Ministério da Educação no evento, e da psicóloga Vanda Meneses Barbosa, conhecida nacionalmente pela militância em movimentos sociais que teve como tema de sua palestra “Educação na perspectiva dos direitos humanos”. As duas palestras estabeleceram a explanação e debate baseado no texto base da CONAE 2014.

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou dos dois dias do evento, e em seu discurso na abertura da conferência, destacou a importância do debate para a construção de uma educação que atenda melhor as necessidades de todos.
As secretárias municipais de educação Josineide Granja (Campo Alegre), Noêmia Pereira (Teotonio Vilela) e Estela Celina (Junqueiro), realizaram a conferência de forma integrada.

A conferência foi dividida em sete eixos propostos pelo Fórum Nacional de Educação em preparação à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que acontecerá em Brasília, DF, no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014 com o objetivo de propor Política Nacional de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os Sistemas de Ensino. A CONAE 2014 será um importante espaço democrático para a construção de diretrizes voltadas à política de educação brasileira e dos marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.

A Conferência Intermunicipal de Educação constituiu em um espaço democrático onde a sociedade pode expressar sua opinião e construir coletivamente os rumos para a Educação Nacional. A Administração Compromisso de todos, Integração e Desenvolvimento, da Prefeita Pauline Pereira, garantiu o apoio necessário a esta realização.

A conferência realizada em Campo Alegre contou com a participação de vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores e representantes de segmentos dos três municípios envolvidos.