quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Secretaria de Assistência Social e Direito à Cidadania promoveu palestras no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania de Campo Alegre por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, realizou uma série de palestras destinadas aos grupos do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

No dia 21 de agosto a palestra teve como objetivo informar aos idosos do grupo de convivência sobre o cartão do idoso intermunicipal regulamentado pelo decreto Nº 33.826, de 16 de junho de 2014 e a Carteira do Idoso interestadual, regulamentada pela lei nº 10.741/03, ambas garantem a gratuidade aos transportes intermunicipais e interestaduais às pessoas com 60 anos ou mais, que comprovem renda mensal de até 2 salários mínimos. A título de divulgação tanto a carteira como o cartão do idoso devem ser solicitados no CRAS.

No dia 26 de agosto a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, abordou o tema violência, tendo como público do evento os responsáveis das crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência. O evento foi finalizado com apresentação de dança das crianças.

No dia 27 de agosto foi realizada uma palestra para o grupo de gestantes que participam da oficina de confecção de enxoval, no qual a equipe do CRAS abordou o tema violência doméstica bem como informou os locais de denúncias, presentes no município. Nas três palestras houve sorteio de brindes.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Trabalhadores da Usina Porto Rico paralisaram os trabalhos por falta de pagamento

Esta quarta-feira, 27 foi marcada por um protesto dos trabalhadores da Usina de Açúcar e Álcool Industrial Porto Rico. Cerca de 160 trabalhadores aderiram à paralisação por falta de pagamento.

A manifestação que começou na manhã de hoje, onde funcionários se reuniram na empresa e seguiram em marcha ao escritório da mesma reivindicando o pagamento que está com 25 dias de atraso.

Sem acordo feito, os trabalhadores foram para suas casas, e decidiram voltar aos trabalhos quando a usina efetuar o pagamento.

Por Neilton Ferreira

Pacientes de Campo Alegre que realizam hemodiálise recebem ajuda de custo para auxiliar no tratamento

Visando assegurar o tratamento adequado para os pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica (IRC), a Prefeitura de Campo Alegre vem assegurando um auxílio tratamento para estes pacientes, visto a complexidade e alto custo do tratamento com medicamentos e alimentação específica.

A contribuição vem sendo realizada desde 2013, com a mudança dos pacientes que realizavam tratamento na capital do estado, e recebiam o TFD (Tratamento Fora do Domicílio), fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado e suspenso após a mudança dos pacientes para o Núcleo de Hemodiálise da Santa Casa de São Miguel dos Campos.

Além da contribuição financeira, a prefeita do Município Pauline Pereira, junto à Secretaria Municipal de Saúde, contribui com transporte e auxílio farmacêutico para estes pacientes, garantindo acesso universal aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, 22 pacientes são beneficiados com o auxílio e realizam a terapia renal substitutiva em São Miguel dos Campos.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Secretarias municipais de Campo Alegre realizaram Ação Itinerante no Povoado Mineiro

Os moradores do Povoado Mineiro receberam nesta terça-feira 26 de agosto, as equipes de cinco secretarias da Prefeitura de Campo Alegre, que realizaram a segunda Ação Itinerante integrada, onde foram oferecidos vários serviços a população. Vários profissionais das secretarias envolvidas se deslocaram até a comunidade para oferecer os serviços aos moradores do povoado.

Durante a manhã inteira foram oferecidos os seguintes serviços: Esclarecimento extrajurídico e tudo sobre previdência social, atendimento psicossocial, Fisioterapia, atendimento médico, verificação de Pressão Arterial, Teste Glicêmico, teste rápido de HIV, teste rápido de Hepatite B e C, atendimento odontológico e escovação e aplicação de Flúor para os alunos da Escola Municipal Elita Tenório Maia, panfletagem, e tudo sobre o programa Bolsa Família e Plantão Social.

A ação integrada contou com a participação da Secretaria Municipal da Mulher Juventude e do Idoso, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.

O evento contou também com uma palestra socioeducativa e momento de apresentações culturais (Dança), bem como exposição de peças artesanais confeccionadas pelos alunos da Escola Municipal Elita Tenório Maia utilizando matérias recicláveis.

Ao final dos atendimentos da Ação Itinerante foram contabilizados mais de 300 atendimentos realizados.




Secretaria de Saúde de Campo Alegre amplia serviços de saúde no povoado Mineiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre passou a contar com mais um espaço para prestar os serviços da saúde à população do Povoado Mineiro. Com um novo posto de apoio, o Povoado Mineiro, pertencente a Equipe de Saúde da Família Chã da Imbira, contará com mais recursos e ampliação de serviços de Atenção Primária à Saúde.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, junto a coordenação da Atenção Básica é oferecer assistência equitativa às comunidades rurais, visto as peculiaridades existentes nesses grupos e a importância de seguir os princípios de direitos universais a todos os usuários do sistema.

Além da reforma do prédio, o posto contará com todos os serviços existentes na atenção básica, prestando todos os serviços da equipe multiprofissional como: citologia oncótica, atendimento médico e de enfermagem, vacinas, pré-natal, entre outras ações da Atenção Básica.

Secretaria Municipal de Agricultura de Campo Alegre participou de Evento Ambiental em Limoeiro de Anadia


Semear bons trabalhos para colher excelentes frutos é o que tem feito a Secretaria Municipal de Agricultura de Campo Alegre - AL, sob a notável gestão do secretário Leonardo Monteiro. Auxiliado por Luiz Lorhans, técnico em agropecuária que tem direcionado o foco das atividades ao meio ambiente, e que, com isso, vêm criando ações que ganham valorosos resultados e cada vez mais notoriedade, proporcionando, por exemplo, o convite feito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade de Limoeiro de Anadia, administrada pelo secretário Marcelo Rodrigues, para participar das práticas de revitalização do Rio Coruripe e do reflorestamento de algumas áreas degradadas pela insensibilidade do homem.

O evento, que contou com a empolgante participação de cerca de quinhentos alunos da rede pública de ensino, e respectivos professores, aconteceu durante os dias 20, 21 e 22 deste mês de agosto de 2014 na Reserva do Tamanduá e nos povoados Poço da Pedra e Areia Vermelha, e, além das presenças do prefeito Marlan Ferreira e do vice-prefeito João Bispo, prestigiaram aquele acontecimento vereadores daquela cidade, Marcela Daher, que é bióloga da Usina Seresta e também coordenadora do Projeto Recor, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, técnicos representantes da EMATER e demais autoridades interessadas em acompanhar de perto aquilo que vem dando muito certo, que são os cuidados com a preservação do meio ambiente.

Na ocasião, Luiz Lorhans convidou a bióloga Marcela Daher e os técnicos que a acompanham a também conhecerem os projetos ambientais do município de Campo Alegre, a fim de que a parceria com a Usina Seresta seja ainda mais intensificada, e ainda, para que todas as áreas que se encontram degradadas sejam totalmente reflorestadas com as espécies que mais se adequam a nossa região.


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre o diagnóstico do pé diabético

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre em parceria com Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), promoveram nos dias 20 e 21 de agosto, o Projeto Prioritário de Atenção Integral ao Paciente com Pé Diabético, visando capacitar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico da doença.

A capacitação foi ministrada pelo Diretor de Ações Sociais na Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, Dr. Jackson Silveira Caiafa, onde foram treinados todos os médicos e enfermeiros atuantes na Estratégia de Saúde da Família e Unidade Mista Senador Arnon de Mello.

Durante o treinamento, também foi estabelecido a construção do protocolo de Atenção Integral ao Paciente com o Pé Diabético e asseguradas novas estratégias para investir na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, afirma George Leite, Coordenador da Atenção Básica.

O pé diabético caracterizado pelas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos. Fato que se deve aos problemas imunológicos e de cicatrização, onde um pequeno ferimento pode se transformar na porta de entrada para infecções que, se não tratadas adequadamente, podem resultar em amputação, segundo informou Dr.Caiafa.


sábado, 23 de agosto de 2014

Implantada na gestão atual Padaria Municipal de Campo Alegre proporciona qualidade na merenda escolar



A padaria produz cerca de 1.900 pães por dia, totalizando uma produção semanal de 9.500 pães

Logo nas primeiras horas do dia as máquinas, cilindros e fornos já estão a todo vapor na Padaria Municipal, mantida pela Prefeitura de Campo Alegre. Visando otimizar custos, a Padaria Municipal foi implantada logo no início da gestão a prefeita Pauline Pereira. Uma panificação dotada de todo o maquinário, para atender as escolas da rede municipal e alguns outros setores do município. A implantação da Padaria foi mais uma iniciativa inovadora no município de Campo Alegre. 

Desde implantada, a padaria municipal abastece diariamente com seus pãezinhos, setores públicos como as Escolas Municipais, Creches, Hospital, Caps, entre outros. A padaria funciona de segunda a sexta-feira e conta com quatro profissionais para produzir os pães.

Segundo a coordenadora da Merenda Escolar do município – Nilda Rezende, a produção é encaminhada para as todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil da sede do município, Distrito de Luziápolis e Povoados, como também ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Grupo de Idosos e delegacia. Somente nas escolas e creches, cerca de 6 mil crianças são beneficiadas.

“A padaria municipal foi implantada no início do ano passado. Desde então, essa iniciativa vem garantindo uma alimentação equilibrada e de qualidade aos nossos alunos e às pessoas atendidas por programas sociais do município, oferecer uma alimentação digna em nossas escolas uma preocupação para que nossas crianças tenham um melhor rendimento no ambiente escolar”, destacou a prefeita Pauline Pereira.

Por dia são produzidos cerca de 1.900 pães, totalizando uma produção semanal de 9.500 pães, o que representa uma grande economia para a Prefeitura que precisa apenas adquirir a matéria prima.



SEMED realizou seminário de socialização dos resultados bimestrais da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED, por meio da Gerência de Práticas Pedagógicas, realizou no dia 15 de agosto um encontro pedagógico com os Coordenadores da rede municipal de ensino para uma auto avaliação do rendimento escolar, através da apresentação dos resultados de aprendizagem dos alunos nos 1º e 2º bimestres, fazendo um comparativo por meio de tabelas e gráficos, dos  índices de aproveitamento, permanência e sucesso dos alunos e melhoria contínua da aprendizagem.

O encontro foi iniciado com a apresentação dos resultados de toda a rede de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)  Educação de Jovens e Adultos, pelos técnicos responsáveis da SEMED, professoras: Ana Maria da Silva, Andréa Pereira e Ângela Marta da Silva Ribas, logo após esse momento foram feitas algumas considerações a respeito da importância do registro escrito e em seguida cada coordenador  pedagógico apresentou os resultados de ensino e aprendizagem da unidade escolar a qual é responsável e as ações pedagógicas desenvolvidas no decorrer do 1º semestre.

O encontro foi consideravelmente dinâmico e favoreceu a participação e envolvimento de todos os presentes em prol da melhoria dos indicadores da educação pública municipal.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Aumento do FPM para as prefeituras só em 2015

Os prefeitos alagoanos não vão receber o apoio financeiro de 0,5% solicitado à presidenta Dilma Rousseff este ano para tirar os municípios da difícil situação que atravessam. Essa era uma das reivindicações dos prefeitos, a segunda, e que ainda está em andamento, é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o reajuste de mais 1% no Fundo de Participação dos Municípios.

A PEC foi aprovada no Senado, mas ainda aguarda o esforço concentrado da Câmara Federal para que seja aprovada definitivamente. A reivindicação dos prefeitos era para um aumento definitivo de 2% no FPM, o que faria com que a participação passasse de 23,5 para 25,5. Porém, o governo só acenou com 1% e com os efeitos financeiros a partir de 2015, fazendo que em 2015 a participação passasse para 24% e 24,5% em 2016.

A Medida Provisória 624, citada na imprensa essa semana, na verdade, foi assinada e repassada em 2013. Enquanto o socorro não chega os prefeitos continuam fazendo malabarismos para equilibrar as contas e manter os serviços à população e o pagamento de funcionários e fornecedores.

Secretaria de Agricultura de Campo Alegre cria área verde de proteção aos mananciais

Extremamente preocupados com a degradação ambiental que o município vem sofrendo ao longo dos anos, os técnicos da Secretaria de Agricultura Municipal, sob a direção do Secretário Leonardo Monteiro, baseados na Lei Federal 4.771/65, alterada pela Lei 7.803/89 e a Medida Provisória Nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001, desenvolveram, em parceria com as usinas Coruripe, Porto Rico, Seresta e Triunfo, que doaram juntas um total de 6.000 mudas de mais de 40 espécies nativas de mata atlântica, os trabalhos de criação de reserva ambiental e de proteção no entorno das nascentes ou olhos d’águas, como são popularmente conhecidas, sobretudo, aquelas que formam a cabeceira dos rios, a fim de que sejam garantidos e restabelecidos o equilíbrio da biodiversidade e a preservação permanente dos recursos hídricos e florestais que circundam a cidade, cada vez mais verde. Com a iniciativa municipal e o apoio oferecido pelas empresas acima mencionadas a população recebeu árvores frutíferas para tornar os quintais de casa mais verdejantes e oxigenados. O que, além de outros fatores, contribui para a diminuição da temperatura nos períodos mais quentes do ano.

O empresário e produtor rural Neilton Tenório Costa, proprietário da Fazenda Vista Alegre, reconhece a vital importância dos interesses ecológicos do município. Prova disso, é que ele não só liberou a área que margeia a nascente do Rio Santa Maria (conhecido como Rio Manimbú), que abastece mais de 1500 famílias, para o imediato plantio e reflorestamento com as mudas, como também aconselha de maneira veemente a todos os latifundiários tornarem ainda melhor o planeta em que vivemos, semeando vida que produz folhas e ar puro, e ajudando a mãe natureza a não nos deixar faltar aquilo que temos de mais precioso, a água potável.

E vale salientar que, para assegurar a qualidade da água bebível daquele manancial, desde já, está terminantemente proibida a presença de animais nos locais mencionados, mesmo que por curtos períodos do dia e da noite.

Todos os trabalhos externos, que também abrangeram parte do terreno municipal situado no Escorrega, distrito de Luziápolis, e no entorno da cabeceira do Rio Santa Maria (Rio Manimbú), localizado nas proximidades sul do centro urbano, foram coordenados por Luiz Lorhans, técnico em agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, que, de maneira admirável, vem desempenhando ações ambientais relevantes que somente somam pontos muito positivos no que tange aos cuidados com os mananciais, com as áreas florestais e, sobretudo, com a notável atenção aos animais como cães e gatos de rua, posteriormente beneficiados pela construção da ONG “Casa de Apoio Animal de Luziápolis” (CAAL), já com terreno próprio na zona norte daquela região, e pelo projeto de Lei que será brevemente apresentado à Câmara de Vereadores e ao Poder Executivo. – “Conscientização e educação ambiental nas escolas são fundamentais para que tenhamos uma cidade ecologicamente correta.” – disse ele, convicto de que se cada cidadão campo-alegrense fizer a sua parte racionando água, e protegendo a flora e a fauna, todos nós iremos sair ganhando. Para o bem do planeta e de todos os habitantes, sem sombra de dúvidas, este é um excelente exemplo digno de ser urgentemente seguido pelas demais gestões públicas do estado de Alagoas e de todos os outros municípios do Brasil.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Prefeita Pauline Pereira participou de Seminário sobre o programa Mais Médico em Alagoas

Pauline classifica o programa como positivo, mas é preciso mais investimentos do Governo Federal no financiamento para hospitais de pequeno porte

A prefeita de Campo Alegre e vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, participou na manhã desta segunda-feira (18) do seminário avaliativo do programa Mais Médicos, no auditório do hotel Jatiuca. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário de Estado de Alagoas, Jorge Villa Boas, prefeitos e secretários municipais de saúde. A secretária de Saúde de Campo Alegre Nadja Apolinário e a odontóloga Tereza Cristina, também participaram do evento.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica do município George Leite, o município de Campo Alegre conta com seis médicos do programa, sendo 02 brasileiros e 04 cubanos.

Com 192 médicos do Programa, em 58 municípios alagoanos, desde o início do Mais Médicos - em julho de 2013 -, houve também aumento de 37,3% nas consultas de cuidado continuado e de 24,2% nos atendimentos com pacientes com diabetes. “Todas as regiões do Estado têm médico do Programa, principalmente nos municípios que ficam em regiões de grande vulnerabilidade social”, informou a coordenadora do Programa em Alagoas, Ivana Pita.

O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, esclareceu que o Programa não é voltado apenas à presença de médicos nos municípios, mas também para a ampliação de vagas na universidade e residências médicas. “Desde o início do Mais Médicos, o Estado garantiu apoio integral ao Programa. Com a parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, o nosso objetivo é qualificar o profissional para atuar na Atenção Básica”, disse.

Alagoas apresenta uma média de médicos inferior à média nacional, que já tida como baixa se comparada internacionalmente. Em 10 anos, o número de empregos para médicos ultrapassou 53 mil o de profissionais formados. O ministro apresentou, além dos números, as ações estruturantes nas unidades de saúde, e o aumento no número de vagas nas faculdades em todo país. A ideia é que o Brasil saia de 374 mil para 600 mil médicos até 2026. “Uma forma de expandir e descentralizar a formação médica no Brasil”, afirmou o Ministro Arthur.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde em Alagoas (Cosems), Normada Santiago, ressaltou que o programa teve alto nível de aceitação nos municípios contemplados. “Apesar de alguns médicos brasileiros terem desistido do programa, o saldo foi positivo. Queremos a adesão de todos os municípios alagoanos”, afirmou.

O seminário está percorrendo todo o país e Alagoas foi o 35º município a receber os números de programa. Em meados de um ano, a iniciativa ampliou em 185 o número de médicos no estado, beneficiando mais de 720 pessoas em 58 municípios. O levantamento do Ministério da Saúde aponta o crescimento de 54,2% no número de consultas por demanda imediatas, passando de 9.977 em 2013 para 15.381 em 2014.


Confira os dias de coleta de lixo em todas as comunidades do município

A Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos informa a população do município sobre os dias de coleta de lixo domiciliar. A coleta acontece em todo município as segundas, quartas e sextas-feiras conforme cronograma a seguir:

Coleta de lixo na cidade: SEGUNDA, QUARTA e SEXTA (Noite - Sempre a partir das 17:00 horas).
Conjunto Olival Tenório Costa: Segundas, quartas e sextas-feiras (Das 13:00 às 17:00 horas).

Povoado Belo Horizonte e Povoado Pimenteira: SEGUNDA, QUARTA e SEXTA (Das 13:00 às 17:00 horas).

Povoado Chã da Imbira, Mineiro e Usina Porto Rico: SEGUNDA, QUARTA e SEXTA – Manhã - Das 08 às 12:00.

Distrito de Luziápolis: SEGUNDA, QUARTA e SEXTA – Manhã e tarde.

A coleta de entulhos, metralhas, restos de construções, entre outros, acontece sempre as terças e quintas-feiras durante o dia em todo município.

População tem linhas telefônicas disponíveis para informações da coleta de lixo e reposição de lâmpadas

Visando facilitar a participação do cidadão na construção de uma cidade melhor para todos, a Prefeitura de Campo Alegre disponibilizou dois números telefônicos: (82) 32751467 e (82) 32751147, para que a população possa informar caso algum poste de suas ruas esteja com a lâmpada sem funcionar, e para maiores informações sobre a coleta de lixo.

No caso da iluminação pública, ao ligar para os números acima citados, os moradores devem informar o nome da rua e o número do poste, pois todos os postes foram numerados para facilitar a identificação.
As informações podem ser passadas também pela página oficial da prefeitura: www.campoalegre.al.gov.br, no espaço “Fala Cidadão”.

Se preferir, o cidadão pode se dirigir até a Secretaria de Infraestrutura que fica situada no Centro Administrativo Multissetorial, Na Avenida Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães n°2 - Centro - Campo Alegre / AL.

sábado, 16 de agosto de 2014

Prefeitura de Campo Alegre realizou entrega coletiva de certificados para alunos de cursos do PRONATEC

A Prefeitura de Campo Alegre realizou nesta sexta-feira 15, a cerimônia de entrega de certificados aos alunos que participaram de vários cursos ofertados no município em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Os cursos foram oferecidos gratuitamente com o objetivo de promover a capacitação de jovens para o mercado de trabalho. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, com presença da maioria dos 161 concluintes. Foram entregues os certificados de conclusão para os alunso que participaram dos cursos: Operador de computador, Caldeireiro, Pedreiro de Alvenaria, Instalador hidrossanitário, Operador de sistema de Irrigação e eletricista de automóveis.

O secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Ensino profissionalizante Francisco Joaquim que participou das entregas e destacou que a Prefeitura Municipal continua engajada na missão de preparar jovens para o mercado de trabalho oferecendo vários cursos gratuitos.

“É muito gratificante poder tá colaborando com a formação desses jovens que hoje saem daqui preparados para o mercado de trabalho, fico me perguntando, por que antes esses cursos não eram oferecidos, hoje temos uma gestão que de fato tem compromisso com o município”, destacou o secretário Francisco Joaquim.

“Sinto-me muito feliz enquanto gestora municipal estar participando desse momento tão importante na vida desses jovens, tendo a certeza de que todos terão um brilhante futuro profissional, parabenizo a todos os concluintes, e ao mesmo tempo os convido para não pararem de estudar, façam outros cursos, busquem cada vez mais serem excelentes profissionais”, destacou a prefeita Pauline Pereira.

A prefeita agradeceu a parceria com a empresa Uchôa Construtora, e destacou que outros cursos já estão em andamento no município e novos cursos irão ser oferecidos. “Que esses certificados não fiquem guardados, levem para as empresas, até que consigam seus espaços no mercado de trabalho, agora vocês são profissionais”, finalizou Pauline.

A aluna Joice Lima falou em nome dos demais concluintes e agradeceu a prefeita, ao SENAI e demais parceiros pela oportunidade oferecida para a capacitação de tantos jovens.

O evento também foi prestigiado por secretários municipais, pelo presidente da Câmara de vereadores José Correia (Jura), procurador jurídico do município José Maria Filho, representante do SENAI – professor Vitor, representantes da construtora Uchôa, e familiares dos concluintes.

A Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Ensino profissionalizante e a Secretaria Municipal de Assistência Social são as responsáveis pela execução dos cursos no município. Durante a solenidade foram sorteados alguns brindes para os alunos presente no evento.





sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde realizou parceria com o HEMOAR Campanha de Doação de Sangue em Luziápolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, realizou nesta quinta-feira 14 de Agosto, em parceria com Hemocentro Regional de Arapiraca (HEMOAR), mais uma etapa da Campanha de doações de Sangue no Distrito de Luziápolis. A ação de Doação de sangue foi realizada na Praça em frente ao Clube Recreativo, em uma unidade móvel do Hemoar com toda equipe especializada, coordenada pela assistente social Maria Edleide Bidart.

A doação de Sangue é muito importante um simples gesto pode ajudar a salvar vidas. Para ser um doador é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais de 50 kg e apresentar documentos com foto.

A Prefeita Pauline Pereira deu seu apoio e incentivo a campanha ressaltou que a “A Doação de Sangue é um ato de amor e Solidariedade que todo cidadão pode ter”.

Conforme a Coordenadora do NUPS Nataly Santos esta campanha tem o objetivo de conscientizar a população a importância em ser um doador, explica que é um ato prático e eficaz onde cada pessoa pode salvar até 4 vidas.

A campanha obteve um excelente resultado além do retorno de pessoas que já eram doadores, foram realizados aproximadamente 70 cadastro de novos doadores.  A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre mais uma vez cumpre o seu papel solidário.


Beneficiários do programa Bolsa Alegre participaram de reunião em Luziápolis

Representantes das famílias beneficiárias do programa Bolsa Alegre participaram nesta quinta-feira 14, no Clube Recreativo de Luziápolis. A reunião contou com a participação da prefeita Pauline Pereira, a secretária de Assistência Social Isys Roberta, secretária adjunta Maria Helena, membros do CRAS de Luziápolis para falar dos atendimentos que estão sendo prestados pela Secretaria de Assistência no Distrito que vem oferecendo os serviços de: Atendimento Jurídico gratuito onde são 03 advogados atendendo diariamente, emissão de 2ª via de documentos, benefícios eventuais, acompanhamentos com as famílias dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

Durante sua fala a prefeita Pauline Pereira também falou sobre sua preocupação com a violência contra a mulheres destacando o empenho da gestão no combate. Destacou também sobre as obras em andamento na Avenida Wilsson Lopes, onde estão sendo construídas as 542 casas do residencial João José Pereira, uma creche, uma escola, uma quadra escolar coberta, uma Unidade Básica de Saúde, Praça Multieventos, e outras obras futuras.

Foi destacado ainda os grupos de Idosos, mulheres e gestantes que recebem também acompanhamento em Luziápolis.  Os idosos recebem atendimentos no CRAS /Luziapolis com atividades físicas e oficinas de artesanato.

Durante o evento também foram feitos o sorteio de brindes para os presentes.


Infraestrutura: Prefeitura de Campo Alegre inicia obra de saneamento da Avenida Prefeito José Virgínio

A população do município de Campo Alegre já se acostumou com o intenso ritmo de realizações da Prefeitura Municipal, atualmente existem obras em andamento em todas as comunidades do município. São 07 novas Unidades de Saúde e reforma de outras duas unidades, novas Creches, novas Escolas, construção de 05 quadras escolares, pavimentação de várias ruas, obras de drenagem e saneamento, entre outras.

Nesta quinta-feira 14, foi iniciada mais uma obra de grande importância para os moradores da cidade. A implantação do saneamento da Avenida Prefeito José Virgínio da Silva (Antiga Rua Alvorada), representa melhorias para várias ruas adjacentes. A realização da obra foi priorizada pela gestão, pois a rede de saneamento receberá o escoamento das demais ruas da região.

O secretário de Infraestrutura Nicolas Pereira e o secretário adjunto Geedes Araújo, estão diariamente visitando as obras e acompanhando tudo de perto, para que as mesmas sejam entregues a população dentro do prazo previsto.

A Prefeitura iniciou recentemente também a pavimentação da Rua Maria Luiza, localizada no centro da cidade.

Compreensão da população com transtornos

Durante a execução das obras, alguns transtornos são causados a população, pelo acúmulo de água, lama, fechamento de algumas ruas, entre outros. Diante dessa situação a Secretaria Municipal de Infraestrutura, pede a compreensão dos moradores, pois principalmente por conta das condições climáticas do período, alguns fatores atrapalham o andamento das obras, que em um futuro próximo trará relevantes benefícios para a população.

Solicitações de quebra-molas atendidas

Atendendo aos pedidos da população, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou a implantação de quebra-molas na avenida principal de acesso ao Conjunto Habitacional Olival Tenório Costa, como também dentro do próprio conjunto, visando à prevenção de possíveis acidentes de trânsito.



Segurança Pública foi tema de debate em mesa redonda no Distrito de Luziápolis

A Segurança Pública foi tema da primeira mesa-redonda, realizada na última quarta-feira, 13, no auditório da Escola de Ensino Médio no Distrito de Luziápolis. A finalidade do encontro foi para que os representantes dos diversos segmentos da comunidade do distrito de Luziápolis pudessem se interagir, ou seja, buscar formas de minimizar a questão da violência.

Para o Major Paulo Eugênio, tem que haver um trabalho de sensibilização em três requisitos que, segundo ele, reduzirá a violência na sociedade: A família, a religiosidade e a educação.

Na oportunidade, o Major Eugênio parabenizou o trabalho que vem sendo realizado no município pelo Conselho Municipal de Segurança e os investimentos feitos pela prefeita Pauline Pereira na área de segurança Pública.

“Sou responsável por 06 municípios e o único Conselho Municipal de Segurança Pública atuante é o do município de Campo Alegre”, afirmou o Major Eugênio.

Outro assunto questionado na reunião foi à violência contra mulher, visto os últimos acontecimentos com registros de assassinatos sendo vítimas mulheres no município de Campo Alegre.

Em seguida houve as intervenções do público presente, onde cada um pode dá sua opinião e expor sugestões com o intuito de encontrar soluções para reduzir a violência no Distrito de Luziápolis.

A mesa foi mediada pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, Dr. Everton Thayrones e contou com a participação do Comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Paulo Eugênio, do vice-presidente do Conselho de Segurança, Reginaldo de Farias (Régis), do presidente da Câmara de Vereadores, José Correia (Jura) e das vereadoras Kellyn Rafaella e Rejane da Silva Santos.

Houve também a participação dos vereadores Alan do Lucinho, Severino Mariano, Ednaldo Moura (Testão) e Jeane Nascimento, além de diretores de escolas, secretários municipais, pastores, conselheiros tutelares, sociedade civil e comunidade em geral.

Com ASCOM CMCA


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Fórum Municipal de Educação de Campo Alegre realizou reunião com seus membros

Os membros do Fórum Municipal de Educação – FME, do municiípio de Campo Alegre, participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira 13 de agosto. A reunião aconteceu no Auditório da Escola Municipal Zenóbia Ferreira, após convocação regimental feita pela coordenação do órgão.

Para esta convocação, foram apresentados três objetivos, sendo eles:
• Reativar e reorganizar o FME, após constatação de alguns segmentos se encontrarem sem seus respectivos representantes;

• Mobilizar os membros do FME, para que assuma sua efetiva participação na construção do Plano Municipal de Educação PME, de Campo Alegre - Al.

• Apresentar as competências do FME, na construção do PME conforme o estabelecido na Lei Federal nº 13.005/20014.

O trabalho foi coordenado pelo coordenador geral do FÓRUM, professor José Ednaldo Cavalcante de Farias e pelo coordenador municipal do PME, no município e presidente do Conselho Municipal de Educação - CME, professor Lucas Rinaldo. Na ocasião, estiveram presentes, representantes de 08 segmentos, o presidente do Legislativo Municipal, vereador José Correia (Jura), acompanhado dos vereadores Alan do Lucinho e Kellyn Rafaella, representante da Escola Estadual Dom Constantino, como também da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania.

O Plano Municipal de Educação - PME foi então, discutido entre os membros do FME e demais participantes, sensibilizando a todos para construção deste documento e que o mesmo estabeleça metas a serem alcançados, objetivando uma educação igualitária para todos. Todo o cronograma dos trabalhos a serem realizados até dezembro foram apresentados.