quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Atuação parlamentar: Vereadora Kelly Guimarães apresentou mais indicações e teve participação ativa durante o mês de agosto

A presidente da Câmara de vereadores teve mais um mês de participação efetiva em suas funções parlamentares

Com o compromisso de uma atuação parlamentar presente e atuante, a vereadora Kelly Guimarães (PSB), apresenta um balanço positivo de sua atuação durante todo o mês de agosto de 2017, onde a frente do legislativo municipal apresentou indicações, e participou de diversos eventos no município.

A vereadora também teve uma participação efetiva durante a programação da III Semana do bebê realizada no município. “E nesse processo muito tenho me emocionado e aprendido que realmente esse é o melhor investimento para um futuro promissor. Quando investimos na garantia dos direitos de mulheres e crianças de 0 a 6 anos, sem sombra de dúvidas, teremos, mais segurança, educação, saúde”, disse a vereadora.
Vereadora Kelly discursando durante a abertura da III Semana do bebê

Na segunda-feira 28 de agosto, participou do Encerramento da semana da pessoa com deficiência. “A participação da Câmara de Vereadores nos deixou muito motivados em continuar no total apoio na garantia da inclusão”, disse Kelly.

Já na ultima quarta-feira 30, Kelly participou da solenidade de certificação de 100 mulheres que concluíram o programa Mulheres Mil. “Ver mulheres que depois de muita garra e força de vontade, receberam o seu certificado dos cursos confeccionadora de lingerie e moda praia, costureira indústria de vestuário e salgadeira, é muito emocionante. Parabéns a todos que se uniram para a realização de muitos sonhos!” destacou a vereadora.

Indicações apresentadas

Entre as indicações apresentadas em agosto a vereadora Kellyn Guimarães (PSB), solicitou a construção de um Ginásio Poliesportivo nas adjacências do Conjunto Habitacional Olival Tenório Costa.

Em sua justificativa, a vereadora afirma que visivelmente podemos constatar todo desenvolvimento em nosso Município, novos bairros foram surgindo e com isso às demandas também, ''temos uma gestão sem sombra de dúvidas atenta aos anseios da população, onde não temos dúvida que sendo possível atenderá tudo em benefício da população'', destacou Kellyn.

Indicação nº. 098/2017 - Solicitando a melhoria do acervo bibliográfico na Biblioteca Pública bem como as salas de leituras inseridas na rede pública de ensino no município de Campo Alegre.
Indicação nº. 100/2017 - Solicitando uma sede própria para a Casa Lar.
Indicação nº. 103/2017 - Solicitando um ponto de internet no Laboratório de Informática da Escola Municipal Olival Tenório Costa.
Indicação nº. 105/017 - Solicitando a construção de um Ginásio Poliesportivo nas adjacências do Conjunto Habitacional Olival Tenório Costa.

Projeto de Lei

A vereadora Kellyn Guimarães (PSB), apresentou projeto de lei que fica instituído o “Dia do Guarda Municipal”, no município de Campo Alegre a ser comemorado anualmente no dia 10 de outubro.
 

Base do Samu de Campo Alegre comemora 07 anos de funcionamento e recebe nova ambulância

Nesta quinta-feira 31 de agosto a Base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, do município de Campo Alegre comemorou 07 anos de sua inauguração. Há exatos 07 anos a base era inaugurada e passou a operar passando a realizar um grande trabalho de resgate a vítimas de acidentes no município e na região.

Durante esta manhã os profissionais que fazem parte da equipe receberam a nova ambulância, que foi entregue pelo governador Renan Filho ontem quarta-feira 30 de agosto, em solenidade realizada em Arapiraca , mas só hoje chegou a unidade.

A secretária municipal de saúde Tamiris Santos, o secretário adjunto de saúde Regivan Farias e a coordenadora de enfermagem Bárbara Regina fizeram a entrega do novo equipamento para a equipe do serviço.  A base decentralizada do Samu de Campo Alegre conta com uma competente equipe composta por profissionais socorristas que atuam 24 horas por dia para salvar vidas na região.

Fotos: Wanderson Oliveira (ASCOM PMCA) 
 

Atuação da CoopecMarca cresce em reconhecimento e referência no trabalho de coleta seletiva

Unidade recebeu visitas de técnicos da área do meio ambiente de outros municípios
O trabalho desenvolvido pela cooperativa é cada vez mais abrangente e admirado ao longo dos dias
   
Não é de hoje que os membros da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – CoopecMarca, vêm conquistando espaço e notabilidade no cenário ambiental, em todo o território alagoano, e também nas demais federações do país, que buscam espelhar-se no belíssimo exemplo de quem só tende a evoluir e colher bons frutos do trabalho, que, diga-se de passagem, é bastante árduo, mas que dignifica e gratifica a vida de muitas famílias com uma remuneração e vantagens bem acima da média apresentada por qualquer outra associação ou cooperativa desse seguimento.

Com a regularidade da execução da Coleta Seletiva feita nas residências, nas repartições públicas e nas empresas privadas do comércio campo-alegrense, e com o aparato logístico propiciado pelo município o crescimento percentual de material retirado das ruas atingiu a casa dos 40%, só neste mês de agosto de 2017.

Foram 16 Toneladas em julho, contra mais de 20 Toneladas no mês de agosto. Ou seja, para quem prometia alcançar, ao longo de seis meses, 30% de aumento, está claro que essa turma vai ainda muito mais longe do que previam os céticos.

Segundo o Secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Leonardo Monteiro, que articula em prol da cooperativa e supervisiona o rendimento diário dos cooperados, e que também participa dos eventos promovidos pelo SEBRAE e pela SEMARH, através da competência do Secretário de Estado, Alexandre Ayres, tudo isso se deve a integração demonstrada desde o primeiro momento que todos decidiram transformar Campo Alegre no modelo vivo de cooperativismo independente, apoiado, incentivado e coordenado de muito perto por uma gestão comprometida com o desenvolvimento de um trabalho, por vezes, não apenas social, mas também econômico e ambiental, que transforma de maneira gritante a vida dos homens e mulheres catadores de materiais recicláveis.

Tamanha a fama, e tão admirável o sucesso da CoopecMarca em todo o estado de Alagoas, que neste mês de agosto em nossa a cooperativa recebeu as visitas dos senhores Erinaldo Pereira da Silva, Diretor do Departamento de Meio Ambiente do município de Pariconha (sertão); e Roberto Santos Rocha, Secretário adjunto de Meio Ambiente da cidade de Taquarana (agreste), onde, inclusive, durante as festividades de rua, realizadas na noite do último dia 24, em comemoração a emancipação política daquela localidade, acolheu, com visível alegria e de braços abertos todos os cooperados que por lá estiveram para mais uma empreitada laboral.

 “Todos possuem a receita, mas poucos de fato querem ou demonstram saber mexer o bolo com as próprias mãos”. Enfatizou o Coordenador Ambiental, Luiz Lorhans, reforçando que a sinergia provocada pela participação espontânea da comunidade e dos servidores públicos do município contribui, de maneira significativa, diretamente para o alcance desses resultados extraordinários.
Momentos da atuação da cooperativa em eventos, na comunidade e em eventos estaduais

Serviço de Convivência de Luziápolis realizou culminância do Projeto sobre o Folclore

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito Luziápolis, realizou nesta quarta-feira 30 de agosto, a culminância do projeto "Nosso Folclore".   O evento contou com a realização de apresentações de danças do folclore brasileiro e em especial da região nordeste. 

As crianças e adolescentes que fazem parte do serviço participaram de atividades diversas como: capoeira, dança da fita, Bumba meu boi, como também contação de histórias de lendas do nosso folclore como o Saci Perê, a mula sem cabeça, o boto cor de rosa, entre outros. 

A Programação foi desenvolvida durante todo mês de agosto em alusão ao dia Nacional do Folclore que se comemora no dia 22 de agosto.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito Luziápolis tem como Coordenadora Maria Nicolau e os orientadores Ranyele, Moacir, Niedson e Mayra.
 

Estudantes do ensino fundamental de Campo Alegre participaram da realização da prova Alagoas 2017.02

Na terça-feira 29 de Agosto, foi realizada na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre a Prova Alagoas 2017/02. Foram 13 Instituições de Ensino que participaram, avaliando os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de diagnosticar as dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática.

A primeira etapa da prova foi aplicada no dia 28 de março e serviu como diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos alunos. Já nesta segunda etapa da Prova Alagoas, as provas foram aplicadas diretamente na escola, por um professor, sob a supervisão de um coordenador, que ficou responsável por coordenar as ações da Instituição de Ensino.

As avaliações fazem parte do Programa de Integração Escola 10 e aconteceram em todo o estado, onde cerca de 95 mil estudantes das redes municipais e estadual participaram da Prova Alagoas 2017/02. Para que isso pudesse acontecer de forma eficiente e eficaz, e conseguir atingir o objetivo proposto, a 2ª Gere proporcionou uma Formação com os Articuladores da Escola 10.

Após receber a formação realizada pela 2ª Gere, a Articuladora do Programa Escola 10 do município de Campo Alegre, Fabiana de Jesus, preparou uma formação com os articuladores e aplicadores das escolas do Município, no Auditório da Escola Zenóbia Ferreira, para orientar os articuladores das escolas juntamente com os aplicadores da Prova do Estado quanto à realização da mesma.

Além disso, o Governo de Alagoas através da Seduc, distribuiu em Campo Alegre, assim como em todos os municípios que assinaram o termo de compromisso, apostilas para trabalharem com os descritores nestas duas disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática) junto aos alunos, no intuito de melhorar o desempenho dos mesmos, elevando os padrões de qualidade de ensino e garantindo os direitos de aprendizagem dos alunos.

Desta forma, tanto os alunos como os professores, receberam suporte para conseguir melhorar o índice de aprendizagem durante esse período, inclusive, pôde-se constatar, durante esta segunda etapa, uma certa evolução por parte dos alunos, pois estavam mais tranquilos e aparentemente melhor preparados. A SEMED acredita que os simulados contribuem de forma significativa para melhorar o desempenho deles para a Prova Brasil, que será realizada no período de 23 de outubro a 03 de novembro.
 

Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo

Em alusão ao Dia Nacional de Controle ao Tabagismo, a Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou no dia 29 de Agosto uma capacitação voltada aos profissionais da Atenção Primária do município de Campo Alegre (médicos, enfermeiros e dentistas), juntamente com a equipe do NASF, visando iniciarem os grupos nas Unidades Básicas de Saúde destinados a usuários que desejam parar de fumar. Todos os profissionais presentes entenderam a importância de realizar o trabalho e saíram com o compromisso de iniciar as atividades em suas unidades.

“O momento foi imensamente proveitoso para os profissionais. Os mesmos também foram capacitados quanto à realização do teste de proteinúria nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de iniciarmos e tratarmos precocemente os casos de infecção do trato urinário principalmente nas gestantes acompanhadas nas unidades”, destacou a coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde Deysiane Aguiar. 

A equipe também teve a oportunidade de receber informações sobre a implantação do Teste rápido de Zika no município, o qual será destinado a princípio para as gestantes sob solicitação médica e realizado no laboratório municipal. 

O dia foi bastante produtivo e gratificante, onde houve parceria das coordenações de atenção básica e da promoção à saúde visando sempre a qualificação dos profissionais e a melhoria da saúde do município.

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, em razão da alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrente das doenças relacionadas ao tabaco. Seu controle é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

Assista: Mulheres de Campo Alegre recebem certificados de cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil


Membros do Conselho dos Direitos da Mulher participaram do Seminário Mulheres no Poder

Empoderamento feminino e enfrentamento à violência foram temas de seminário realizado em Maceió

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) participaram do seminário ‘Mulheres no Poder: diálogos sobre empoderamento político, institucional, social e enfrentamento à violência’, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão da Mulher Advogada.

O seminário aconteceu no auditório da OAB, em Jacarecica, e conta com quatro subtemas: ‘Mulheres na Política - por que ainda somos minoria nos cargos eletivos se somos maioria da população?’; ‘Mulheres nas Instituições - desbravando espaços de preponderância masculina’; ‘Mulheres nas Instituições Jurídicas - quais os desafios após a igualdade constitucional e leis afirmativas?’ e ‘Reforma Trabalhista - situação da mulher no contexto das modificações da Lei’.

Entre as debatedoras, a presidenta da OAB/AL, Fernanda Marinela; a deputada estadual Jó Pereira; a deputada federal Rosinha da Adefal; a presidenta do Tribunal de Contas de Alagoas, Rosa Albuquerque; a desembargadora do Tribunal de Justiça, Elizabeth Carvalho; e a primeira-secretária da Mulher de Alagoas, Vanda Menezes.

Para as conselheiras de Campo alegre este evento foi importante para o exercício do fortalecimento e da cidadania fossem vistos na perspectiva dos direitos humanos.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Mulheres de Campo Alegre recebem certificados de cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil

A solenidade de certificação aconteceu nesta quarta-feira 30 no Centro Social de Campo Alegre 

Nesta quarta-feira 30 de Agosto, o Instituto Federal do Alagoas (Ifal), em parceria com a Prefeitura de Campo Alegre realizou a formatura de cursos do Programa Mulheres Mil, ofertados no município através do PRONATEC. A solenidade de formatura aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com a participação de 100 mulheres campo-alegrenses que concluíram os cursos de: Salgadeira, Costureira industrial e Costureira de lingerie e moda praia. As cursistas felizes receberam seus certificados e estão prontas para o mercado. 

Durante a solenidade a concluinte do curso de salgadeiro Josiane Nascimento foi a oradora da formatura e falou em nome das demais formadas. Em suas palavras ela relatou sobre os importantes momentos vivenciados durante as aulas, muito aprendizado adquirido, e parabenizou a todas as suas colegas pela formatura. 

A supervisora local do Programa Mulheres mil em Campo Alegre Lucília Araújo destacou os exemplos de superação das mulheres cursistas, e agradeceu a parceria entre IFAL e a prefeitura municipal através da integração das secretarias municipais para a realização do curso no município.

“Hoje 100 novas profissionais estão aptas para o mercado de trabalho, e além da profissionalização elas tiveram a oportunidade de inclusão social, através do curso elas tem a oportunidade de melhorar a renda das famílias e melhorar a qualidade de vida”, destacou Lucília. 

O evento contou com as presenças das secretárias municipais, Isys Roberta (Assistência Social), Andreza Matias (Mulher, Juventude e Idoso), Graciene Alencar (Educação), Maria Helena (Adjunta de Assistência social), a gestora do Mulheres Mil, Luiza Jaborandy, as vereadores  Kellyn Guimarães, Valdilene Simplício e Jeane Nascimento, os vereador Jura, Arquelino Cesar e Alan do Lucinho, o secretário municipal de transportes Junior Braz, o secretário de cultura Márcio José e a chefe de gabinete Luciana Ferreira. A solenidade teve ainda a participação da Filarmônica Emeriato Pereira Lima que tocou durante a recepção as formandas e convidados e a apresentação do grupo de dança Oficial Hildebrando.  

Sobre o programa

O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social com a oferta de cursos profissionalizantes e formação cidadã, e tem o intuito de garantir a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.
 

DETRAN e Secretaria de Trânsito firmam parceria para realização da Semana Nacional de Trânsito em Campo Alegre

Com o objetivo de fazer um DETRAN mais próximo do cidadão, o Diretor Presidente do órgão Antônio Carlos Gouveia e o Diretor de Tráfego do município de Campo Alegre Deynes Rolim, se reuniram nesta quarta-feira 30, com o objetivo de elaboração de uma programação para a Semana Nacional de Trânsito no município de Campo Alegre. O encontro aconteceu na sede do órgão em Maceió. 

De acordo com Deynes Rolyn, a programação acontecerá no mês de setembro e em breve a programação será divulgada.

IBGE divulga estimativas populacionais para 2017 e Dados apontam crescimento da população de Campo Alegre

De acordo com dados do órgão a estimativa da população de Campo Alegre chegou a 57.548 habitantes 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira-feira (30), no "Diário Oficial da União", a estimativa da população brasileira para 2017, na qual aponta que o Brasil já passou dos 207 milhões de habitantes. 

O crescimento populacional do país também reflete no município de Campo Alegre que de acordo com os dados divulgados a população do município que em 2010 era 50.816 habitantes, passou para 56.430 habitantes em 2015, 57.008 habitantes em 2016 e de acordo com os dados atuais a população de Campo Alegre passou para 57.548 habitantes. Os dados revelam que Campo Alegre teve um acréscimo de 540 habitantes em relação ao relatório do ano anterior.

Alagoas

A população alagoana cresceu apenas 0,5% no ano de 2017 se comparado a 2016, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população total deste ano. Brasil já passou dos 207 milhões de habitantes.

De acordo com o IBGE, Alagoas possui até o momento 3.375.823 pessoas vivendo no estado, enquanto que em 2016, o número foi de 3.358.963. Maceió é responsável por quase um terço da população, com 1.029.129 habitantes. Arapiraca continua em segundo, com 234.185, e Rio Largo a terceira, com 76.019.

O município com menos habitantes é Pindoba, com 2.953 pessoas, seguido de Mar Vermelho, que tem 3.579, e Jundiá, com 4.231. A data de referência de pesquisa do IBGE é do dia 1º de julho.

Brasil 207 milhões
 
Em todo o território nacional, o Brasil chegou a 207.660.929 habitantes, um aumento de 0,77% se comparado a 2016. São Paulo continua com o posto de estado mais populoso do país com 45.094.866 habitantes, seguido de Minas Gerais, com 21.119.536, e Rio de Janeiro, com 16.718.956. O estado com a menor população é Roraima, que tem 522.636 habitantes.

Abertas inscrições para nova turma no curso de Bombeiro Civil em Campo Alegre

Oportunidade única de formação para conseguir o seu emprego. Chegou sua vez de se tornar um Bombeiro Civil. Ótimo curso ofercido pela empresa COBRA para homens e mulheres com idade a partir de 14 anos que buscam uma oportunidade profissional que permite atuação com piso salarial de até R$ 1.645,00.

O curso tem duração de 12 meses, com aulas todos os sábados, em diversos ambientes, sendo que 70% das aulas são práticas que serão ministradas por profissionais capacitados e atuantes nas áreas.

Entre os treinamentos, o aluno aprenderá Combate a Incêndio, Resgate em acidentes automobilísticos, salvamento em altura e Terrestre, parto de Emergência, Uso do (DEA) Desfibrilador Externo Automático, Busca e Salvamento, atendimento pré-hospitalar, entre outros. A taxa de inscrição é 50,00, e a mensalidade R$ 100,00.

O Bombeiro Civil é uma profissão regulamentada pela Lei Federal 11.901 que também prevê a obrigatoriedade nas empresas.

Depois de formado, o profissional poderá atuar também nas empresas privadas, eventos (shows), shopping, aeroportos, estádios de futebol e locais onde são realizadas provas de concursos públicos.

As inscrições poderão ser realizadas somente até o dia 16 de setembro. Mais informações podem ser obtidas através dos números (82) 9 9339-5696 ou (82) 9 9906-4424 WhatsApp.
 
Com Blog do Rômulo Melo

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Unidade do SAMU de Campo Alegre receberá nova ambulância nesta quarta-feira

O Governo entregará 20 novas ambulâncias e um helicóptero para reestruturação do Samu. A entrega acontece nesta quarta-feira (30), às 10h, no Centro de Arapiraca.

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão entregar, nesta quarta-feira (30), às 10h, no Largo Dom Fernando Gomes, Centro de Arapiraca, 20 novas ambulâncias, além de um helicóptero para a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Estado investiu R$ 3,8 milhões com recursos próprios nos veículos, que possuem equipamentos de última geração, inclusive rastreador via satélite.

Das 20 ambulâncias, sete são Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 13 Unidades de Suporte Básico (USBs). As USAs serão distribuídas para os municípios de Maceió (4), Arapiraca (2) e Santana do Ipanema (1), enquanto as USBs serão destinadas para Arapiraca (3), Santana do Ipanema (1), Delmiro Gouveia (1), Palmeira dos Índios (1), Penedo (1), Campo Alegre (1), São Miguel dos Campos (1), Coruripe (1), Viçosa (1), Atalaia (1) e Cacimbinhas (1).

Cada ambulância tem o valor estimado de R$ 194 mil e a previsão é que, ainda este ano, sejam entregues mais 20 para os municípios alagoanos. “Nossa parceria com os municípios tem quebrado muito paradigmas e estamos conseguindo avançar na gestão da saúde. Com as novas medidas, está sendo possível investir mais recursos na saúde e informatizar o serviço. Transparência e informatização devem caminhar lado a lado, porque nos permite, de forma clara e objetiva, fazer a gestão de uma saúde de qualidade e resolutiva”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

Tripulada por um condutor socorrista e dois técnicos de enfermagem, as USBs contam com aspirador, nebulizador, torpedos de oxigênio, maca articulada, suporte de soro, estetoscópio, tensiômetros adulto e infantil e colar cervical.  Elas dispõem, ainda, de Desfibrilador Automático Externo (DEA), equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em curto período de tempo. Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

Já as USAs, popularmente conhecidas como UTIs Móveis, dispõem de ressuscitador manual, respirador mecânico, monitor para cardioversão, ambu, fio guia para entubação, materiais cirúrgicos, além de todos os equipamentos encontrados nas USBs. A equipe assistencial das USAs é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Samu Aeromédico - Além das 20 ambulâncias, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, também irão entregar uma aeronave para o Samu Aeromédico. O serviço vai atender todos os municípios do interior e ajudar na remoção de pacientes para atendimento de alta complexidade, primando pela segurança e rapidez.

A aeronave é equipada com ventilador mecânico, prancha adulta e infantil, Dispositivo de Extricação de Kendrick (KED), talas, colares cervicais, bolsa de medicação e de vias aéreas, torpedos de oxigênio, desencarcerador, dentre outros equipamentos necessários para uma viagem segura para o paciente. “Ele já embarca estabilizado. É um serviço de extrema importância, porque há casos em que o atendimento aéreo é essencial para salvar a vida de um paciente”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

Samu – O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para receberem atendimentos clínico, cirúrgico, obstétrico, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

UE do Agreste – Ainda em Arapiraca, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão visitar a Unidade de Emergência do Agreste. Na oportunidade, eles irão visitar as obras de triplicação da capacidade física do hospital, uma vez que ele contava com 40 leitos e passará a disponibilizar 120, sendo 21 de UTI.

Por Agência Alagoas

SEMED encerra ações da semana da pessoa com deficiência – “agosto verde” com realização de seminário

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED, realizou durante o período de 21 a 28 de agosto a Semana da Pessoa com Deficiência – Agosto Verde no município, com o objetivo de disseminar a cultura da inclusão, promovendo o crescimento individual e coletivo pela convivência com as diferenças e o reconhecimento do valor da diversidade.

O marco de abertura da II Semana da Pessoa com Deficiência de Campo Alegre aconteceu na segunda, dia 21, onde a técnica responsável pela Educação Especial do município Gilvânia da Paz, juntamente com a equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE, visitaram os setores públicos para divulgar a campanha do “AGOSTO VERDE” em alusão a semana das pessoas com deficiência, distribuindo “lacinhos verdes” para serem usados durante toda a semana e conscientizando sobre o tratamento que deve ser direcionado a pessoa com deficiência.

Aproveitando a oportunidade todas as Instituições de Ensino juntamente com as professoras das salas de recursos e com as cuidadoras, também se mobilizaram com eventos para homenagear as pessoas com deficiência, além da distribuição de folders com informações sobre o trabalho que é desenvolvido na educação dos alunos com deficiência matriculados na rede de Ensino, prosseguindo e valorizando a participação das pessoas com deficiência em diversos espaços.

O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência ocorreu nesta segunda-feira, dia 28, com o II Encontro Municipal da Inclusão. Um evento recheado de informações e muita emoção, com apresentações culturais, palestras, depoimentos e relatos de experiências exitosas no município.

As apresentações ficaram por conta do Grupo Erudição, alunos das salas de recursos e da Filarmônica Emeriato Pereira, que deram um show.

No horário da manhã, a primeira palestra ficou por conta da Procuradora do Município, Doutora Carla Falcão, que abordou o tema: “Legislação voltada para as pessoas com deficiência”, em seguida houve a palestra: “Os cuidados direcionados as pessoas com deficiência”, ministrada pela Psicóloga Martha Eugênia dos Santos, tendo as atividades do primeiro horário, encerradas com alguns depoimentos e apresentação de experiências exitosas.

Já no segundo horário, as palestras foram ministradas pela Psicóloga Anne Karoline Cavalcante e pela Terapeuta Ocupacional, Veruska Horana da Silva Rêgo, que em parceria, trabalharam os Temas: “Políticas Públicas voltadas para a pessoa com deficiência” e “A Escola Inclusiva: Como tem que ser?”.

Após as palestras da tarde, a Técnica da SEMED, Especialista em Educação Especial e responsável pela Educação Inclusiva, Gilvânia da Paz e a Diretora do CMAEE, Isabella Correia, passaram alguns informes acerca da Educação Especial e Inclusiva em Campo Alegre e a Dinâmica de Trabalho do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.

Segundo Gilvânia da Paz, o evento foi bastante proveitoso, o público interagiu com as palestrantes “São momentos como estes que reafirmam o compromisso da Prefeita Pauline Pereira junto aos campo-alegrenses, contribuindo a cada dia, com ações que visam à promoção e a garantia dos direitos às pessoas com deficiência”, disse Gilvânia.
 

Assista: Encerramento Semana Nacional da pessoa Pessoa com Deficiência


Assista: Programa Novo Mais Educação Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Esporte na Escola: Secretarias de Educação e Esporte realizaram o segundo torneio do estudante

Durante dois dias, sexta-feira 25 e sábado 26 de agosto, estudantes de todas as escolas do município de Campo Alegre participaram do Segundo Torneio em comemoração ao dia do estudante. A competição foi realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação através do Projeto Esporte na escola.

Os jogos foram disputados no Ginásio Poliesportivo João Matias da Silva e na Quadra Poliesportiva João Dantas Barbosa.

O torneio contou com disputas no Futsal Masculino e Feminino, Handebol Masculino e Feminino, Basquetebol Masculino e Feminino e Voleibol Masculino e Feminino e em categorias diferentes.

Confiram os melhores colocados em cada modalidade:

Futsal Sub 13 Feminino
1° Escola Felizardo Souza Lima
2° Escola João Fernandes Vieira Filho
3° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães

Futsal Sub 16 Feminino
1° Escola Felizardo Souza Lima
2° Escola Zenóbia Ferreira da Silva
3° Escola João Fernandes Vieira Filho

Futsal Sub 13 Masculino
1° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
2° Escola João Fernandes Vieira Filho
3° Escola Zenóbia Ferreira da Silva

Futsal Sub 16 Masculino
1° Escola João Fernandes Vieira Filho
2° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
3° Escola Felizardo Souza Lima

Handebol Sub 13 Masculino
1° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
2° Escola Felizardo Souza Lima
3° Escola Zenóbia Ferreira da Silva

Handebol Sub 16 Masculino
1° Escola Pedro de Oliveira
2° Escola Zenóbia Ferreira da Silva
3° Escola Felizardo Souza Lima

Handebol Sub 13 Feminino
1° Escola Felizardo Souza Lima
2° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
3° Escola Zenóbia Ferreira da Silva

Handebol Sub 16 Feminino
1° Escola Felizardo Souza Lima
2° Escola Pedro de Oliveira
3° Escola João Fernandes Vieira Filho

Basquetebol Sub 16 Masculino
1° Escola João Fernandes Vieira Filho
2° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
3° Escola Zenóbia Ferreira da Silva

Basquetebol Sub 16 Feminino
1° Escola João Fernandes Vieira Filho
2° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães

Voleibol Sub 16 Masculino
1° Escola Zenóbia Ferreira da Silva
2° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
3° Escola João Fernandes Vieira Filho

Voleibol Sub 16 Feminino
1° Escola João Fernandes Vieira Filho
2° Escola Zenóbia Ferreira da Silva
3° Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães
 

Integrantes do Projeto Soldadinho Verde e Guarda Mirim participaram do McDia feliz no Shopping Arapiraca

Crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos Guarda Mirim e Soldadinho Verde de Campo Alegre e distrito Luziápolis participaram no último sábado dia 26, no Arapiraca Garden Shopping da programação especial do McDia Feliz 2017, coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. A participação dos projetos na ação contou com apoio da deputada Jó Pereira.

Em Alagoas toda a venda do Big Mc é revertida para a APALLA (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas), para salvar crianças com câncer, o Projeto Baú de Ideias e o Diagnóstico Precoce da Apalla serão beneficiados com a arrecadação da campanha.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é uma campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Atualmente, é a maior mobilização no Brasil em prol da cura do câncer infantojuvenil. Há 17 anos o hospital participa do McDia Feliz.

A campanha é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer.

O McDia Feliz tem o intuito de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Todos os recursos arrecadados com a venda do Big Mac serão revertidos para as instituições participantes em todo o Brasil.

Desde 1988, cerca de R$ 230 milhões foram arrecadados por meio do McDia Feliz, e destinados para instituições de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. A campanha, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e apoiar projetos que contribuam para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil. Mais informações em www.mcdiafeliz.org.br.
 

Assista: Campo Alegre sediou mais uma formação continuada sobre letramento em língua portuguesa


SEMED realiza III encontro de formação continuada para profissionais das secretarias escolares da rede pública municipal

A Secretaria Municipal de Educação, realizou durante esta semana, no auditório da Extensão da Escola Municipal Felizardo Souza Lima, em Luziápolis, o 3º Encontro da Formação Continuada para os profissionais das Secretarias Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre.

Na oportunidade foram trabalhados os temas: Redação Oficial e Sislame (Sistema para Administração Escolar) e suas atualizações, com os Técnicos José Jadilson da Silva e Lucivânio Madeiro, respectivamente.

Durante a Formação Cotinuada, José Jadilson da Silva, que além de Técnico da SEMED é presidente do Conselho Municipal de Educação-CME, discorreu sobre a estrutura dos documentos oficiais emitidos pela Secretaria Escolar e, também, pela Instituição de Ensino, entre eles o ofício e o memorando, os quais são utilizados com frequência no cotidiano da Instituição. Além disso, trouxe uma reflexão acerca dos “vícios” de linguagem e escrita.

Em seguida, o técnico da SEMED e responsável pelo Sislame, Lucivânio Madeiro, deu continuidade com o tema “Sislame e suas atualizações”, demonstrando os avanços para melhoria na efetivação da escrituração escolar, que o Sislame vem proporcionando desde sua implantação na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre. Além disso, chamou a atenção para os cuidados com as informações que alimentam o Censo Escolar.

Este, foi mais um momento de conhecimentos compartilhados, que enriquecem a todos os profissionais, e que ajudam a melhorar o atendimento e o desenvolvimento dos trabalhos efetivados pela Secretaria Escolar, como também a compreender a importância do profissional da Secretaria Escolar, no sucesso do ensino-aprendizagem. E que, também, proporcionou não só a integração, como a inclusão. Pois, as atividades foram realizadas, conjuntamente.
 

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre recebeu o III Pjotão

Jovens de vários municípios alagoanas participaram do III Pjotão realizado em Campo Alegre

Neste domingo 27 de agosto a Paróquia Senhor Bom Jesus dos aflitos em Campo Alegre sediou o III Pjotão, encontro de jovens promovido pela Diocese de Penedo através da pastoral da juventude. Jovens de várias cidades alagoanas estiveram em Campo Alegre celebrando o amor de Jesus Cristo.

O evento contou com a participação do Diácono Thiago como palestrante, que apresentou uma reflexão acerca do tema do encontro que era: Maria Mãe da Igreja e do Lema: Jovem, a fé nasce na escuta da palavra de Deus, os quais faziam uma alusão ao ano que a Igreja instituiu como Ano Mariano, por celebrar os 100 anos da Aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos da Aparição de Nossa Senhora de Aparecida, no Rio Parnaíba.

Em suas palavras, o Diácono, chamou a atenção da juventude para compreender que Maria é o canal que nos leva a Jesus. Ela é fonte de graça, fé e misericórdia. Maria é sempre fiel.

Durante a programação, aconteceram várias apresentações, entre elas os 100 anos da Aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos da Aparição de Nossa senhora Aparecida e, também, a Contemplação do Santo terço.

O evento contou, também, com a participação do bispo Dom Valério Breda, Bispo Diocesano, que presidiu a celebração da Santa Eucaristia, juntamente com Padre Cristiano (pároco local) e Padre Valdiram, que vem ajudando nas ações da comunidade.

Para encerrar foi realizado um grande arrastão pelas ruas da cidade, onde a juventude demostrou a alegria em vivenciar mais um momento de grande louvor e manifestação da nossa fé.

O Evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, que ajudou e incentivou desde o início e, com o engajamento total das diferentes expressões da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos. A prefeita Pauline Pereira também esteve no evento.

O evento

O PJotão é um evento diocesano, promovido pela pastoral da Juventude da Diocese de Penedo que tem como objetivo reunir os jovens para confraternizar os momentos de vitórias vividos nos grupos de base, de cada paróquia. Este ano o evento aconteceu neste domingo 27, durante todo o dia, iniciando às 08 horas da manhã e contou com a juventude, representadas por Arapiraca, Boca da Mata, Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Luziápolis, Piaçabuçu, Pindorama, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.
 

sábado, 26 de agosto de 2017

Banda Fascínio anuncia voltas de Remy Ruan e Ricardo Martins

Na sua conta oficial no Facebook a Banda Fascínio anunciou na manhã deste sábado a volta dos vocalistas Ricardo Martins e Remy Ruan. A noticia foi recebida com muita aceitação pelos fãs da banda arapiraquense, onde algusn desejaram boa sorte a dupla, e chegaram a comentar que dessa vez o casamento seja duradouro. Os novos velhos vocalistas se juntam a Eduardo Marcos e Klecia Pinheiro, formando um quarteto a frente da banda de Forró.

Confira o texto do post:

“Olha só que novidaaade! ELES VOLTARAM. Remy Ruan e Ricardo Martins se juntaram a Eduardo e Klécia na nossa linha de frente. Isso é Fascínio, Uma nova história”.

A separação de Remy Ruan com a banda Fascínio durou apenas um ano. O vocalista havia deixado a banda alagoana em agosto de 2016 e iniciado um trabalho solo, e agora em agosto de 2017 Remy está mais uma vez de volta a banda. 

O campo-alegrense Remy chegou a fazer vários shows em sua carreira solo, mas aceitou a proposta da Banda Fascínio onde fez sucesso nas passagens anteriores, e preferiu reatar o casamento. 

Remy já teve passagens por várias bandas de Forró em Alagoas e fora do estado como as bandas Forrozão Anjo Azul de Pernabuco e Deusa Nua de Sergipe. No passado Remy também já gravou alguma canções solo no trabalho intitulado Remy Teclados e Voz.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Assista: Crianças de Campo Alegre recebem atendimentos pelo Projeto Coração de estudante


Semana do Bebê: Crianças de Campo Alegre recebem atendimentos pelo Projeto Coração de estudante

Nesta sexta-feira 25 de agosto o município de Campo Alegre recebeu os serviços do Projeto Coração de Estudante realizado em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, Hospital do Coração de Alagoas (Hcor) e Fundação Cardiovascular de Alagoas (CORDIAL). O mutirão cardiopediátrico atendeu nesta primeira etapa no município cerca de 900 crianças campo-alegrenses.

Além dos atendimentos às crianças a equipe do Projeto “Coração de Estudante” realizou palestras sobre prevenção à doença e noções de primeiros socorros aos pais e professores. Os atendimentos aconteceram nas salas do Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa, coordenado pelo Dr. José Wanderley Neto.

O projeto tem como objetivo identificar precocemente doenças de cardiopatia congênita em crianças de 02 a 06 anos de idade.

A prefeita Pauline Pereira que participou da abertura do Projeto, agradeceu a parceria com o Governo de Alagoas que ofertou essa grande ação de saúde em prol da primeira infância no município de Campo Alegre.

Para o cirurgião cardiovascular e chefe do serviço de cirurgia cardiopediatra do Hcor, Dr. José Wanderley Neto, “Essa ação visa levar promoção à saúde e mostrar aos pais e professores a importância dos cuidados para prevenir acidentes com atendimentos voltados a uma área que geralmente não é muito lembrada no acompanhamento de rotina para crianças”.

O projeto é formado por uma equipe de cardiologistas, cardiopediatras e cirurgiões cardiovasculares do Hospital do Coração de Alagoas, além de acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Tiradentes (Unit), Centro Universitário Cesmac e Liga Acadêmica Cardiovascular da Ufal (LAVC).

Durante as consultas, ao colocar o estetoscópio no peito da criança, os alunos e os profissionais do Hospital do Coração de Alagoas, em vez de ouvirem o coração fazer o tradicional ‘tum-tum-tum’, escutam um ruído que lembra um fole ou água saindo de um cano, por exemplo. Trata-se de um sopro, isto é, uma alteração no barulho que o sangue faz ao passar pelo coração – e é preciso investigá-lo, o mais rápido possível. 

Caso seja identificado o problema cardíaco, a criança recebe acompanhamento desde a assistência clínica até o caso cirúrgico, para que se resolva o problema na Casa do Coraçãozinho, em Maceió, onde ela fará eletrocardiogramas, ecocardiogramas, exames de sangue, cateterismo e procedimentos hemodinâmicos.

Cardiopatia congênita – A cardiopatia é uma anomalia na formação do coração da criança ainda no útero, podendo ser diagnosticado do nascimento até os cinco anos de idade. Quanto mais cedo for identificada, há mais chances de ter uma recuperação com sucesso.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 23 mil crianças nascem com enfermidades cardíacas onde 80% precisam fazer algum tipo de cirurgia durante o desenvolvimento.
 

Entrega da chave a Bebê prefeita marcou o encerramento das atividades da III Semana do Bebê em Campo Alegre

A III semana do bebê de Campo Alegre foi realizada no período de 21 a 25 Agosto com ações em todo município 

Em solenidade realizada no plenário da Câmara de vereadores na manhã desta sexta-feira, 25, a prefeita Pauline Pereira realizou a entrega da chave simbólica do município para a “Bebê Prefeita”, Julia Maria Batista dos Santos, que foi a primeira criança nascida no município no mês de agosto. A entrega marcou o encerramento da III Semana do bebê realizada no município que teve como tema “Cuidando e investindo na primeira Infância”. 

Além da chave a criança Júlia também foi contemplada pelo município com o certificado que garante um ano de cestas básicas para sua família e um ano de fraldas para a criança, que já recebendo todo acompanhamento do município desde o seu nascimento.

Quando fez uso da palavra, a prefeita Pauline Pereira agradeceu e parabenizou a parceria das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, e Secretaria da Mulher que estiveram empenhadas durante toda a semana na realização da 3ª Semana do Bebê. 

Pauline destacou os grandes investimentos e avanços feitos pelo município na garantia de direitos para primeira infância, como o acompanhamento das gestantes durante todo o período gestacional, nascimento da criança, oferta de todo acompanhamento para a criança recém-nascida, construção de novas creches, entre outros investimentos. 

Durante toda a semana o município contou com uma grande programação com ações realizadas nas creches, escolas, unidades básicas de saúde e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. As atividades tiveram como público-alvo prioritário: gestantes, bebês e especialmente as crianças de até 6 anos de idade.

Entre as ações realizadas estão: seminário, oficinas de Shantala, contação de histórias, palestras, chá de bebê coletivo, book fotográfico das gestantes, cirandas, Entrega de Cestas básicas às gestantes, receitas de fácil manejo com nutricionista, prestação de serviços de saúde.

A gestão da prefeita Pauline Pereira está preocupada em garantir o desenvolvimento pleno na primeira infância, pois acredita que a garantia desses direitos é fator primordial para a qualidade de vida dessas crianças.

A solenidade contou com a participação de secretários municipais, vereadores, do padre Genival Vicente, do pastor Edmilson da Igreja Evangélica Betel, de membros da Rede Municipal Pela Primeira Infância e pessoas da sociedade.

A semana do bebê contou com apoio da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, Rede Estadual pela Primeira Infância- REPI/AL, Rede Municipal pela Primeira Infância e do Comitê Municipal de Políticas Públicas para a Primeira Infância.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.