Nos dias 07 e 08 de outubro o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, realizou de forma virtual, o I Webnário de Formação para Gestores Escolares da Região Nordeste, os diretores das 22 instituições e ensino de Campo Alegre participaram do evento, que teve como principal objetivo abordar questões acerca dos recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.
Como participação ativa representando o município de Campo Alegre, a Diretora da Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, Maria Anísia Ferreira Ribas, apresentou a rede de ensino do município bem como ressaltou a importância do programa para subsidiar o desenvolvimento da educação pública.
“A oportunidade de participar de um momento tão enriquecedor como este é fundamental para que enquanto diretores escolares, possamos aprimorar nossos conhecimentos acerca da execução dos recursos provenientes do PDDE, bem como se inteirar, mais a fundo acerca da prestação de contas do referido recurso e principalmente trabalhar com a transparência que o programa exige”, destacou a diretora Maria Anísia Ferreira Ribas.
Sobre o PDDE
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi criado em 1995, tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar.
O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
Campo Alegre é referência com relação a prática de transparência acerca da execução do PDDE, alcançando o índice de 9,76, acima da média projetada para a região Nordeste que é de 8,61. Mais um índice que comprova o compromisso da gestão municipal acerca do desenvolvimento da educação pública municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário