A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre através do CAPS José Lino dos Santos, realizou na manhã desta sexta-feira 27, o encerramento da Campanha Setembro Amarelo com uma grande caminhada pelas ruas do centro da cidade fazendo um alerta a sociedade em relação ao Combate e Prevenção ao Suicídio, com o objetivo de conscientizar, mobilizar e acordar a população sobre a necessidade de prevenir doenças mentais que podem levar ao suicídio.
O movimento teve como concentração no CAPS, de onde dezenas de pessoas dentre elas usuários do CAPS, estudantes, familiares, funcionários da intersetorialidade participaram da caminhada vestidos com camisas e adereços amarelos, levando a mensagem de ajuda em cartazes alusivos à campanha.
O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o dialogo sobre o suicídio para a sociedade. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde o ano de 2015, o mês marca a busca pela conscientização e prevenção ao suicídio.
“Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de Saúde Publica e é extremamente necessário. É um ato muito importante, pois estamos felizes por sensibilizar a população durante todo o mês de setembro com vários temas, palestras, oficinas oferecidos durante toda a campanha que esse ano se expandiu para vários públicos e setores da rede, pois é preocupante o número de suicídios em nosso pais”, afirmou a psicóloga Sabrina Delfino, coordenadora do CAPS José Lino dos Santos.
“O suicídio não é a solução para tratar a dor, ou seja, FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO para evitar o ato suicida”, completou a psicóloga.
A caminhada ainda teve a parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Núcleo de Promoção à Saúde, UAI, PSE, Saúde do Trabalhador, CREAS, CRAS, Guarda Municipal, SMTT, Secretaria de Comunicação.
O suicídio está entre as três causas de morte entre pessoas com idade entre 15 e 35 anos. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra sua própria vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário