sexta-feira, 13 de junho de 2014

SEMED realiza primeira reunião para instituir a Rede Municipal da Primeira Infância

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou no dia 03 de Junho, no Auditório da Escola Municipal Zenóbia Ferreira, a primeira reunião para instituir a Rede Municipal da Primeira Infância em Campo Alegre. A REPI é o conjunto de organizações da Sociedade Civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de instituições multilaterais que atuam na promoção e na garantia dos direitos da primeira infância (crianças até os seis anos de idade) que tenham formalmente aderido a Rede Nacional da Primeira Infância.

A REPI tem como principais objetivos: fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração das políticas públicas para a primeira infância, monitorando-as e avaliando-as; Consolidar e disseminar informações sobre os conhecimentos recentes e sobre as temáticas da primeira infância; Organizar ações de mobilização social e política que visem à defesa e promoção de direitos das crianças.

O encontro tornou-se muito significativo, pois reuniu entidades que trabalharão com o mesmo fim e que inicialmente estarão preparando o diagnóstico, no que se refere a dados estatísticos referentes a primeira infância, ao qual permitirá o planejamento das ações que garantem que os direitos das crianças sejam cumpridos, para isso são grandes parceiros o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, através do programa “Amigo de Valor” e a equipe responsável pela elaboração do Plano Municipal de Educação, juntamente com a comissão da REPI estarão levantando todas as informações do município, necessárias ao plano de ação.

O encontro foi ministrado pela Professora Ana Maria da Silva, Técnica em Educação Infantil da SEMED e contou com a participação das entidades acima citadas e com as Secretarias de Saúde e de Assistência, como também a representação de órgãos como CREAS, CRAS, creches públicas, escolas particulares, CME, Casa de Passagem, Igrejas e Conselho Tutelar.

A REPI em Campo Alegre tem como presidente a Secretária Municipal de Educação, Professora Maria Josineide Vasconcelos Granja. O estatuto rege que a Secretaria Municipal que faz a adesão tem como presidente nato o titular da pasta. Em suas palavras a Secretária Municipal agradeceu a presença de todos e disse se sentir muito feliz em ver todo o grupo preocupado em planejar ações que valorizem nossas crianças e que estas sejam cuidadas e tenham seus direitos respeitados.

Nenhum comentário: