segunda-feira, 16 de junho de 2014

Município de Campo Alegre realiza ações referentes ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O município de Campo Alegre vem promovendo várias ações no Combate ao Trabalho Infantil no município. No ultimo dia 05 de junho, foi realizada uma reunião com os comerciantes da feira-livre da cidade, ação que deu início a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil realizada pela Secretaria de Assistência, CREAS e Conselhos Tutelares de Campo Alegre e Luziápolis, em parceria com o Ministério Público.

A reunião teve por objetivo alertar os comerciantes quanto à proibição da utilização da mão-de-obra infantil, bem como firmar parcerias com demais secretarias na finalidade de abraçar essa causa.

Durante a reunião foi apresentado o Projeto Feira-livre elaborado pelo Conselho Tutelar de Campo Alegre, que tem por finalidade minimizar/erradicar os casos de Trabalho Infantil identificado no município através de levantamento de dados realizado pelo CREAS.

Em seguida o CREAS apresentou o Plano de Ação que será realizado durante a semana de 10 a 14 de junho de 2014 referente ao Trabalho Infantil. Após reunião com os secretários ficou definido uma próxima reunião para o dia 08 de julho para definir o Regimento com as penalidades e demais ações preventivas.

Participaram da reunião, a secretária de Assistência Social Isys Roberta Maynart, a secretária de Educação Neide Granja, a secretária da Mulher, da Juventude e Idoso Jane Meire Matias, o secretário de Indústria e Comércio Francisco Joaquim, o Promotor de Justiça Dr. Andresson Charles Silva Chaves, representes do GPM, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente José Ednaldo Cavalcante e demais profissionais comprometidos com a causa.

Dando continuidade as ações referentes a esse tema, foram realizadas palestras com os pais no Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos, panfletagem de conscientização nas escolas e foi encerrada as atividades com uma ação na feira-livre com momentos de lazer, distribuição de prêmios, dinâmicas, panfletagem com o objetivo de retirar os meninos dessa situação de Trabalho Infantil e fazer a população refletir sobre esse tipo de violência. Todas as ações foram realizadas no município de Campo Alegre e no Distrito de Luziápolis.

As referidas ações foram de fundamental importância, tendo em vista o compromisso de erradicação das piores formas de Trabalho Infantil até o final de 2016 e erradicação de todas as formas de Trabalho Infantil até 2020. Considerando que o município de Campo Alegre tem um alto índice de Trabalho Infantil, faz-se necessário a elaboração de Planos, Programas e Projetos voltados ao tema.




Nenhum comentário: