sexta-feira, 21 de março de 2014

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra o HPV

A Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou na última semana a vacinação contra o vírus HPV. A meta é imunizar no município o maior número de jovens possível na faixa de idade entre 11 a 13 anos.

A campanha vem sendo realizada nas escolas da rede municipal e particulares, e nas Unidades de Saúde do Municiou.

O HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer do colo de útero e os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nesta idade há maior produção de anticorpos contra os HPV que estão incluídos na vacina.

Ainda de acordo com Ministério da Saúde, os HPV (Human Papiloma Virus) são capazes de infectar a pele e as mucosas. Existem mais de 150 tipos do vírus, sendo 12, que se apresentam de alto risco e que podem provocar câncer. O vírus pode ficar instalado no organismo durante anos sem apresentar nenhum tipo de manifestação.



Nenhum comentário: