domingo, 9 de março de 2014

Mulheres de Campo Alegre foram homenageadas em sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

As mulheres de Campo Alegre foram homenageadas em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Campo Alegre na tarde desta sexta-feira, 07 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na sessão solene foram homenageadas todas as mulheres do município. A justa homenagem emocionou a muitos dos presentes.

A sessão foi presidida por uma mulher, a vereadora Jeane Santos do Nascimento, vice-presidente da casa, que comandou os trabalhos ao lado da também vereadora, Kellyn Rafaella e da professora Eluzenita Chagas (Tia Lú), formando uma mesa feminina. A vereadora Jeane Santos iniciou os trabalhos destacando a data 08 de março – Dia Internacional da Mulher, como um dia marcante devido a tantas lutas passadas e conquistadas com muita garra.

Em um gesto especial durante a sessão todos os vereadores cederam seus assentos na Câmara às esposas, namoradas, mães e avós presentes na solenidade.

“Hoje estamos aqui para prestigiar esse momento maravilhoso, com todas as mulheres aqui presentes. É um orgulho pelo o que conseguimos e fazemos a cada dia. Somos guerreiras, amigas, dedicadas, somos mães e esposas, somos batalhadoras... Eu poderia falar milhares de características, mas uma só palavra resume tudo isso, somos mulheres”, disse a vereadora Jeane.

A prefeita Pauline Pereira na oportunidade falou sobre a Semana da Mulher que oferece várias atividades para o público feminino, onde se iniciou nesta sexta-feira (07) no Distrito de Luziápolis e se estende até o próximo dia 14 de março com programações sendo realizadas não só no Distrito de Luziápolis, como também, no Distrito Chã da Imbira e na sede Campo Alegre.

A prefeita destacou que uma de suas maiores conquistas em sua administração foi a criação da Secretaria da Mulher.

A Secretaria que tem por finalidade a elaboração e a implementação de campanhas educativas de combate à discriminação no âmbito municipal. Articulando, promovendo e executando programas de cooperação com organismos públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

Na ocasião a prefeita informou a todos os presentes que na próxima sexta-feira, dia 14 de março, a prefeitura estará inaugurando a Academia de Saúde, o Complexo Nutricional (Casa de Sopa), 1 (um) Consultório Odontológico e 1 (um) Consultório Médico, a Reforma e a Ampliação da Unidade de Saúde José Egídio e a inauguração de 9 (nove) ruas pavimentadas, sendo algumas com recursos federais e outras com recursos próprios.

A Secretária da Mulher, Juventude e do Idoso Jane Meire Matias quando fez uso da palavra afirmou que a vitória das mulheres campo-alegrenses teve seu momento mais forte quando elegeram uma mulher para comandar os destinos do município, a prefeita Pauline Pereira, onde vem sendo intensificando em suas realizações e projetos com ações concretas em benefício de toda população. Transformando a cada dia a vida de todos, especialmente os mais humildes.

A secretária ainda destacou que a Secretaria da Mulher tem realizado o melhor que pode para resgatar a auto-estima e a valorização da mulher campo-alegrense.

A professora Eluzenita Chagas em seu pronunciamento disse que sente muito orgulho em dizer que faz parte da história do município de Campo Alegre. Tia Lú ainda parabenizou à Câmara de Vereadores pela iniciativa da realização da Sessão Solene, homenageando às mulheres pela passagem do seu dia e expondo também sua alegria em fazer mais uma vez parte da mesa nesta solenidade.

A Secretária de Educação, Maria Josineide Granja, ressaltou que as conquistas das mulheres na sociedade são resultados de muitas lutas, mas afirmou que ainda hoje existe muita indiferença, e muita negação de direito da mulher enquanto ser humano.

“Vamos aproveitar esta data para um momento de reflexão: Até que ponto nós como Agentes Políticos (as) estamos garantindo um direito de igualdade em busca de uma sociedade mais justa?”, questionou a secretária.

A vereadora Kellyn Rafaella destacou a luta das mulheres para que o dia 08 de março fosse um dia especial e dedicado a todas elas. A vereadora disse que se sente muito honrada em fazer parte da Casa Legislativa como vereadora, a mesma, destacou o Projeto de Lei de sua autoria, que já se encontra em apreciação pela Casa, o Projeto de Lei Nº: 008/2014 – O qual cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no Município de Campo Alegre.

A finalidade do Projeto é de elaborar e implementar, em todas as esferas da Administração Municipal, políticas sob a ótica de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Alguns vereadores presentes na sessão também renderam suas homenagens a todas as mulheres. Usaram da palavra os vereadores: Alan do Lucinho, Abelardo Rodrigues, Jura, G Correia, Piu Spettus, Benedito Roberto, Josevan Batista e Benedito Roberto.

Participaram do evento os secretários municipais: Isys Roberta (Secretaria de Assistência Social), José Benderlack (Secretário de Articulação Política), Maria Josineide Vasconcelos Granja (Secretária de Educação), Jane Meire Matias (Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso), Carlos Olodum (Secretário de Cultura), Álvaro Ferreira Guimarães Neto (Secretário de Esporte e Lazer), Francisco Joaquim da Silva (Secretário de Indústria e Comércio) e José Antônio Ferreira (Secretário de Administração) Maraisa Segava (Secretária de Finanças), o Procurador do município, doutor José Maria Filho. O Padre Cristiano Firmino Nóia Pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos, também prestigiou a sessão.

Dentre as mulheres importantes da sociedade campo-alegrense, participaram da sessão a professora Eluzenita Chagas (Tia Lú), a ex-vereadora Jacira Fidélis, a ex-vereadora Rosinéia Rolim, e as senhoras Dona Marilí e Dona Alba, muito citadas nas palavras dos oradores, pela enorme contribuição pela educação e cultura do município.
Outros convidados como membros dos Conselhos Tutelar e Educação e outras pessoas da sociedade também compareceram.




Nenhum comentário: