segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projeto sobre a saúde do Professor é destaque no VI Forum da UNDIME/AL

No último dia 28, no Maceió Mar Hotel localizado na cidade de Maceió, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)/ AL, realizou com muito sucesso o VI Fórum Estadual tendo como tema: "UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA".

O evento contou com a presença de vários educadores e secretários municipais de educação de todos os municípios alagoanos, além de autoridades representantes do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), dentre outras.

Temas como Censo Escolar e Prova Nacional de Concursos para o Ingresso na Carreira Docente foram apresentados por Raimundo Nonato Almeida Pereira e Luciano Abrão Hizim, ambos do INEP. A Educação de Jovens e Adultos também foi abordada pela Coordenadora Geral da SECAD, Carmen Isabel Gatto. O Professor Milton Canuto, grande colaborador da Undime e Vice-presidente da CNTE, mais uma vez abordou sobre o Plano Nacional de Educação e o Financiamento da Educação.

Os Desafios da Educação Infantil foram trazidos na palestra da profa. Telma Vitória. Três Projetos elaborados por alguns Secretários Municipais de Educação do Estado de Alagoas durante a execução do programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), realizado pelo MEC em parceria com a Universidade Federal da Bahia no ano de 2010 também foram apresentados. Recebeu destaque o tema sobre a Saúde do Professor apresentado pela Secretária Municipal de Educação de Campo Alegre, Nádja Maria da Silva Azevedo.

O referido projeto será executado a partir de 2011, com a perspectiva de se construir um novo olhar sobre a figura e a pessoa do professor. Prevê a elaboração de uma política específica de prevenção e acompanhamento dos problemas mais comuns no exercício do magistério. A secretária Nádja Azevedo acredita que o referido Projeto será um marco na história educacional de Campo Alegre e enfatizou a frase de Wanderley Codo: "...a educação brasileira está ameaçada de extinção, caso não se promovam políticas de valorização do professor".

A presidente da UNDIME/AL, profa. Rosa Melo, reeleita no Fórum para o biênio 2011/2013, agradeceu a todos pela realização do evento e parabenizou Campo Alegre por seus projetos e avanços.

Nenhum comentário: