sexta-feira, 24 de maio de 2019

Professores das Salas de Leitura e Bibliotecas participam da Formação Continuada

A Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Formação Continuada, ofertou na última quarta-feira 22 de maio mais uma formação para 30 professores que trabalham na Salas de Leitura e Bibliotecas da Rede Pública Municipal. A capacitação aconteceu no Auditório da Escola Zenóbia Ferreira.

A formação teve o tema: Desafios da formação de Leitores na Escola, e teve como objetivo discutir e propor possibilidades através de estratégias e dinâmicas para trabalhar com a leitura no espaço escolar, despertando o gosto pela leitura e consequentemente tornando a leitura uma prática diária em alunos leitores.

O ato de ler é uma habilidade que deve ser desenvolvida no início da escolaridade da criança e é de fundamental importância para a compreensão do mundo ao seu redor, desenvolve melhoria na oralidade e no senso crítico, além de despertar nas crianças a responsabilidade e o amor pelos livros, tantos didáticos como literário.

Pensando em intensificar e despertar a paixão literária todas as 23 Instituições de Ensino vem desenvolvendo projetos que foram pensados para melhorar a leitura e despertar a imaginação, visando promover momentos e atividades variadas de acordo com a faixa etária dos alunos no intuito de ampliar a visão de mundo dos estudantes, para que sintam prazer e necessidade de buscar novas experiências literárias.

A formação acontece mensalmente seguindo um itinerário de formação, tendo inicio no mês de março se estendendo até novembro com 09 encontros totalizando 64 horas de estudos. Os encontros são realizados no Auditório da Escola Zenóbia no turno vespertino, para atender 100% dos profissionais que atuam nas Salas de Leitura e Biblioteca.

“As formações vem contribuindo e enriquecendo o trabalho desenvolvido na instituição, conquistando os estudantes e a comunidade a frequentarem com maior assiduidade as Bibliotecas Municipais”, disse Elielma Bezerra, Auxiliar da Biblioteca Municipal Padre Júlio de Albuquerque.

É desafiador despertar o amor pela leitura nessa nova geração considerando que vivemos em uma época altamente tecnológica, por esses e outros motivos a gestão municipal apoia intensamente projetos como este, que fortalece o desenvolvimento humano, social e crítico, além de despertar nos leitores novos horizontes e novas possibilidades de crescimento pessoal e profissional.
 

Nenhum comentário: