segunda-feira, 20 de maio de 2019

CREAS intensifica Campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A equipe de profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com Projeto CoMviver, e com Unidade Básica de Saúde José Egídio,  participou nesta segunda-feira 20 de maio, de duas palestras sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O primeiro momento foi no SCFV da Chã da Imbira, e contou com a participação de crianças e adolescentes que participam do SCFV e do Projeto CoMviver. 

O psicólogo do CREAS, Protázio Junior, falou sobre o tema, colocando a questão da mudança de comportamento que deve ser observada nas crianças e adolescentes, como: Insônia, isolamento, baixo rendimento escolar, automutilação, medo de adultos, entre outras. Ressaltou a importância da denúncia, explicando sobre o sigilo profissional e a rede de proteção, e orientou referente ao abuso que pode acontecer nas mídias, como celular, tablets, através da internet, que deixa muitas crianças e adolescentes expostos aos riscos. Destacou também os contatos para denúncia, como Disk 100, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros.

A segunda palestra ocorreu na UBS José Egídio, com pacientes que aguardavam as consultas, e os funcionários do local. 

Foi destacado inicialmente a importância do assunto, como uma realidade que deve ser enfrentada. A coordenadora do CREAS, Taynara falou sobre a Campanha Contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e sobre as ações realizadas nas escolas. Ressaltou a relevância do dia 18 de maio, como Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e da importância da colaboração da sociedade, nesta luta pela proteção das crianças e adolescentes.

Também foi informado sobre a Rede de Proteção, referindo os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, formado pela articulação das ações do Estado, família, e sociedade, através do Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, profissionais que atuam na defesa de direitos, através da Secretaria de Assistência Social (CRAS e CREAS), assim como as outras políticas envolvidas com este público, como Saúde, Educação, entre outras. 

O psicólogo do CREAS destacou ainda a atenção que deve ser dada ao comportamento das crianças e adolescentes, pois muitas vezes elas não se expressam através da fala, mas demonstram outros sinais de que estão passando por uma situação de violência. 

Apresentou também as graves consequência que esse tipo de violência pode trazer para o desenvolvimento físico e psíquico das vítimas. Informou-se também os contatos para denúncia, como Disk 100, CREAS e Conselho Tutelar.

Estas ações, voltadas à conscientização da sociedade e orientação a crianças e adolescentes, têm como objetivo mobilizar a sociedade para a tomada de atitude e enfrentar este problema tão sério que atinge parte de nossas crianças e adolescentes.
 

Nenhum comentário: