segunda-feira, 27 de maio de 2019

Estudantes da Escola Hildebrando participam de aula de campo no território indígena do povo Kariri-Xocó em Porto Real do Colégio

A aula de campo é um excelente recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação entre professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento, ele facilita para que o discente compreenda o lugar e o mundo, vinculando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido.

Para que o processo ensino-aprendizagem possa acontecer é imprescindível que haja muita dedicação, tanto dos docentes, quanto dos discentes. É necessário uma sintonia somada a interesses e empenhos vindos de todo corpo formador do espaço escolar. Entretanto, atualmente muitas são as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar e, em virtude disso, muitos educandos acabam desmotivados no ambiente educacional. Diante disso, a Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães vem buscando estratégias didáticas atraentes para o alunado.

A Instituição de Ensino, amparada pela Lei nº 11.645/08 que fala sobre a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” proporcionou para um grupo de estudantes representantes das 10 turmas de 9ºs anos uma aula de campo que aconteceu no dia 25/05 no território do povo Kariri-Xocó em Porto Real do Colégio.

Foi um dia de muito aprendizado, onde na oportunidade os educandos  participaram de diversas atividades interativas. Também participaram do momento, professores, membros da equipe gestora, bem como a técnica da Secretaria Municipal de Educação, professora doutoranda Taysa Kawanny. Após as atividades os alunos participaram de um momento de lazer no Parque Aquático Sonho Real.

Os estudantes selecionados para participar da ação foram os que se destacaram nas disciplinas de língua portuguesa e matemática no primeiro simulado eletrônico, bem como os líderes de turma. O simulado foi realizado com os discentes dos 9ºs anos que farão a Prova SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, que é uma avaliação diagnóstica de larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A equipe gestora informou que ao longo do ano letivo várias ações motivacionais serão realizadas.
 

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