domingo, 19 de maio de 2019

CREAS desenvolve ações da Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nos dias 06, 08, 09 de maio o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou Palestras e Rodas de Conversa tendo como tema o Combate ao Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem o dia 18 de maio como culminância, sendo o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes. Deve-se ressaltar a importância e a relevância do tema, visto que tem sido um problema social muito grave e que atinge parcela das nossas crianças e adolescentes.

Os momentos ocorreram nas Escolas Municipais Rui Palmeira e Virgem dos Pobres, no dia 06, na Escola Municipal Cícero Salustiano, e nos Centros de Educação Infantil Cícera Marinho e Lizete Alves, dia 08, no Distrito de Luziápolis, e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Sede do Município, no dia 09 de maio.

As ações nas escolas contaram com a participação do Conselho Tutelar, e nos Centros de Educação Infantil com a intenção de orientar e conscientizar pais, responsáveis e cuidadores, referente ao cuidado e atenção com as crianças menores. Durante o mês de maio, ainda acontecerão algumas ações de sensibilização e orientação em escolas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e Unidade Básica de Saúde – UBS.

O dia Nacional de mobilização é 18 de Maio. Esse dia foi escolhido devido ao caso que ocorreu em 18 de maio de 1973, um crime bárbaro, na cidade de Vitória (ES), conhecido como o Caso de Araceli; uma menina de 8 anos que teve todos os direitos violados e foi brutalmente morta por jovens de classe média alta na referida cidade, e apesar da gravidade, o crime permaneceu impune.

A equipe do CREAS participou, neste dia 18 de maio, da ação de conscientização desenvolvida pelo Conselho Tutelar, nas ruas da cidade e nos povoados, sobre o tema.

A Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes tem como proposta mobilizar, sensibilizar, informar e fazer com que a sociedade contribua com a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescente, colocando a importância da denúncia.
 

Nenhum comentário: