segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Hortas escolares são realidades nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, vem buscando instrumentos pedagógicos que visam incrementar e facilitar o aprendizado dos alunos da rede municipal, no que concerne às questões ambientais.

Nessa perspectiva, a partir do 2º semestre deste ano, foi colocado em prática o “Projeto Hortas nas Escolas”, que tem por objetivo não apenas a melhoria da merenda escolar com produtos que são produzidos na própria escola sem o uso de agrotóxicos, mas também, fazer parte da instituição como um instrumento pedagógico, visto que, muitos autores afirmam que a horta escolar é uma arma importante na aprendizagem dos educandos, pois, o “aprender fazendo” torna aprendizagem mais fácil e divertida.

Durante o mês de julho deu-se início as visitas em todas as instituições de ensino do município. Com a participação dos diretores, coordenadores e alunos, o projeto foi apresentado e a partir de então, iniciado.

Hoje, o projeto está implantado em 18 Instituições de Ensino, e mesmo com um tempo curto, os resultados já são visíveis, uma vez que, a maioria das escolas já estão colhendo e consumindo as hortaliças que são produzidas por elas mesmas.

A tabela a seguir mostram as hortaliças que cada instituição está produzindo: 
 
ESCOLA
HORTALIÇAS


Escola Helenilda Correia
Tomate, coentro, pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula e chuchu.
Centro de Educação Infantil Maria José
Tomate, coentro, pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula, abobrinha e chuchu.
Escola João Paulo II
Tomate, coentro, pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula, abobrinha, pimenta e chuchu.
Escola Miguel Matias
Tomate, pimentão, coentro, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula, abobrinha, pimenta, repolho e chuchu.
Escola Vereador João Rogério
Tomate, pimentão, rabanete, couve e coentro.
Escola Virgem dos Pobres
Tomate, coentro, beterraba, alface e cebolinha.
Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães
Tomate, coentro, pimentão, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula, abobrinha, pimenta de cheiro, berinjela, quiabo, repolho, espinafre, brócolis e chuchu.
Centro de Educação Infantil Jaci Vieira
Tomate, coentro, pimentão, cebolinha e beterraba.
Escola Rui Palmeira
Tomate, pimentão, coentro, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula, abobrinha, rúcula, cenoura, cebola e quiabo.
Escola Elita Tenório
Tomate, couve, alface, rabanete, coentro, cebolinha, rúcula.
Escola Maria Lourinete Porto
Tomate, pimentão, coentro, couve, cebolinha, rabanete, cebola, beterraba, alface, rúcula, abobrinha, rúcula, cenoura, cebola, chuchu e quiabo.
Centro de Educação Infantil Maria Valcira
Tomate, pimentão, coentro, cebolinha, rabanete, couve e cenoura.
Escola Olival Tenório
Coentro, tomate, rúcula, pimentão e couve.
Escola Cícero Mizael dos Santos
Tomate, coentro, pimentão, repolho, couve, cebolinha, rabanete, brócolis, cebola, beterraba, alface e chuchu.
Escola Menino Jesus de Praga
Tomate, pimentão, coentro, repolho, couve, cebolinha, alface, berinjela e chuchu.
Escola Pedro de Oliveira
Tomate, coentro, pimentão, repolho, couve, cebolinha, rabanete, brócolis, espinafre, alface, beterraba, berinjela e chuchu.
Escola Cícero Salustiano
Tomate, coentro, pimentão, repolho, couve, cebolinha, beterraba.
Creche Lizete Alves
Tomate, coentro, cebolinha e chuchu.


Além das instituições acima citadas, o NEA está desenvolvendo o projeto através da doação de sementes e realizando o monitoramento em mais três instituições, são elas:

Complexo Nutricional (Casa sopa):
Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI);
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na UAI e CAPES, as hortas estão sendo utilizadas como uma terapia para os pacientes dessas instituições. Segundo as coordenadoras, o objetivo das Hortas é promover o senso de responsabilidade, cuidado, atividades de vida diária, fazendo parte da terapia dos usuários, pois eles se dividem em tarefas simples para monitorar e cuidar da horta, trazendo assim para eles aprendizado e desenvolvimento.

O projeto hortas nas escolas vem desenvolvendo um belo trabalho com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Os alunos estão envolvidos com o plantio, cuidados diários e colheitas e são conscientizados em relação aos cuidados com a saúde e a importância de uma alimentação saudável, livre dos agrotóxicos.

Com o desenvolvimento do projeto espera-se que os alunos se tornem mais conscientes quanto aos ensinamentos ecológicos, ampliando a necessidade de mudanças de posturas que é preciso implantar na sociedade com relação ao Meio Ambiente.
 

Nenhum comentário: