quarta-feira, 21 de julho de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da divulgação do resultado do ENEM, A Escola Estadual Dom Constantino Lüers, por meio da sua equipe técnico-administrativa, vem esclarecer à população campoalegrense, que o referido resultado não reflete a real situação desta Instituição de Ensino, visto que o próprio Ministério da Educação enfatiza “...o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica”. Entendemos, portanto, que a intenção do MEC, não é a de avaliar a Instituição, visto que isso é feito através do IDEB, que ainda, segundo o site do Mec, “foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP (Prova Brasil) e em taxas de aprovação”.

O Ministério da Educação, em nota técnica relata: “Cabe ressaltar, no entanto, que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, diante do caráter voluntário do exame, aspecto este que requer duas observações. A primeira refere-se ao fato de que, para algumas escolas, a amostra de seus estudantes que participaram do exame é demasiadamente pequena, o que pode tornar sua nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola.

A segunda observação é que, mesmo para as escolas com alta taxa de participação no ENEM, à amostra dos alunos de cada instituição pode não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem. Em termos técnicos, pode haver um viés na seleção amostra. Por exemplo, se os alunos do Ensino Médio que pretendem cursar o nível superior forem os mais interessados em realizar o ENEM e estiverem mais bem representados pelos melhores alunos de cada escola, então haverá uma distorção, para cima, da média do ENEM observada por escola”.

Portanto, é imprescindível que se observe os critérios de avaliação antes de fazer qualquer tipo de comparações, referentes a instituições de ensino no que diz respeito a média do ENEM e do IDEB.

Destacamos que a média obtida pela Escola Estadual Dom Constantino Lüers, no IDEB de 2009, foi superior àquela estipulada pelo MEC, para esta Escola. Isso confirma o crescimento que a escola vem obtendo nos últimos anos.

É importante ressaltar também, dentre outros pontos, que durante o ano letivo de 2009, Esta Instituição de Ensino, esteve desamparada de professores para algumas disciplinas, as quais fizeram parte da matriz de referência do ENEM, interferindo diretamente nos resultados obtidos pelos alunos. Salientamos que esta carência só foi suprida em dezembro, quando podemos reorganizar o calendário letivo de 2009.

Observa-se também que a ausência de professores no ano de 2009 causou desmotivação em parte do alunado, trazendo-lhes a incerteza de término do ano letivo em tempo hábil de cursar faculdade, fato este que contribuiu negativamente para os resultados do ENEM.
Por fim, esclarecemos que, como profissionais compromissados com a educação de qualidade, não concordamos com algumas notícias que nos evidenciaram nos últimos dias, e reafirmamos o desenvolvimento da escola Dom Constantino Lüers, nestes últimos anos.

Marcos Fernando Cavalcante, diretor geral e demais membros da equipe técnico-adminstrativa-pedagógica.

Nenhum comentário: