Estreou nesta quinta-feira 16 de Janeiro, o Super Circo Incaros, montado na Praça Multieventos Darci Ferreira Rolim em Campo Alegre. O Circo que iniciou sua trajetória em Campo Alegre em 1992, voltou ao município depois de alguns anos. A última vez que o Circo do Palhaço Ventinha passou por Campo Alegre foi em Junho de 2016.
Durante os quatro dias que estrão em Campo Alegre o circo apresentará espetáculos circenses com palhaços e muitos números de tirar o folego. Atualmente o circo que conta com classificação livre para todas as idades, apresenta o King Kong, o Mundo dos Dinossauros, e diversas apresentações com equilibristas, contorcionistas, malabaristas, entre outros.
A companhia
A companhia Incaros surgiu de uma tradicional família circense com mais de 100 anos de história.
Depois de algumas anos trabalhando em circos de terceiros, o palhaço Ventinha e seus irmãos alugaram uma lona, e a primeira praça que fizeram foi exatamente na cidade de Campo Alegre, no estado de Alagoas em 1992, a época um circo bem pequeno que foi instalado na Praça Pedro Florentino, conhecida como praça do pirulito.
O circo atualmente tem sede em Luís Eduardo Magalhães-BA. Já percorreu vários estados do Brasil como São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Piauí, Alagoas, Sergipe, Bahia entre outros.
Hoje, sob o comando de Idelcarlos (Ventinha) e seus filhos, a companhia é formada por aproximadamente 30 pessoas, sendo que cerca de 20 delas são artistas profissionais, os quais fazem parte da 4ª geração e também já tem artista da 5ª geração que é o filho do palhaço Ventania, o pequeno Palhaço Tutuzinho, de apenas 10 anos de idade. O Circo Incaros caracteriza-se por ser uma companhia familiar, fator preponderante para o sucesso e integridade durante tanto tempo de estrada.
O surgimento
Idelcarlos Cavalcante, o Ventinha, é nascido numa família com tradição de mais de cem anos no circo. Ele mesmo resume a sua história.
"Nossa tradição em circo remonta há cem anos, meus avós que já eram de circo são descendentes dos Incas, os índios peruanos, por isso batizamos a companhia de Íncaros. O circo do meu pai se chamava "Gran Marajoara Circus", que rodava todo o Brasil especialmente o norte-nordeste. Um circo de variedades que apresentou cantores como: Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico, Amado Batista, além de tantos outros artistas numa época em que o picadeiro era um dos principais palcos para estes ídolos".
Foi a partir deste circo que, há 33 anos, surgiu à ideia de ele e os irmãos, que eram trapezistas, comprarem o próprio circo. E assim foi feito. Juntaram um dinheiro, pegaram uma estrutura pequena em Campo Alegre Alagoas e foram investindo. De repente tinha um circo de médio porte, bem maior que o atual. Havia bichos, vários ônibus, carretas e muitas atrações. Mas chegou um momento que resolveram dividir o circo em dois, apartar a sociedade, os irmãos ficaram com uma parte e ele com outra.
Um novo e difícil recomeço, mas ele persistiu. Vieram os filhos e hoje trabalha com a própria família, seis filhos, entre eles um caçula de um ano e quatro meses, que, segundo Ventinha, em breve já pode estrear. Bom salientar que todos estudam.
Vindas anteriores a Campo Alegre, RELEMBRE:
Circo Incaros é sucesso em Campo Alegre
Companhia Incaros entrega placa à prefeita Pauline Pereira em retribuição ao apoio recebido no município
Relembre entrevista que fiz com palhaço Ventinha em sua passagem por Campo Alegre em 2012
Homenagem: Palhaço Ventinha recebe moção de aplausos da Câmara de vereadores e Prefeitura de Campo Alegre
Companhia Incaros entrega placa à prefeita Pauline Pereira em retribuição ao apoio recebido no município
Relembre entrevista que fiz com palhaço Ventinha em sua passagem por Campo Alegre em 2012
Homenagem: Palhaço Ventinha recebe moção de aplausos da Câmara de vereadores e Prefeitura de Campo Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário