segunda-feira, 29 de abril de 2024

Secretaria de Educação realiza avaliação dos indicadores de qualidade na educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 09 a 30 de abril a Avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil nos Centros e Escolas da Rede Pública do Município de Campo Alegre que atendem esse público.

Essa é uma ação em cumprimento a Lei nº 773/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação, onde na Meta 1, estratégia 1.4, determina: “Implantar, até o segundo ano de vigência deste PME, a Avaliação Institucional da Educação Infantil, a ser realizada a cada 02 (dois) anos, com base em Parâmetros Nacionais de Qualidade e Indicadores de Qualidade a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, além de outros indicadores relevantes”.

Para esta edição o Selo Unicef coloca também como meta para os municípios o cumprimento desta ação, que foi realizada como primeira medição no ano de 2023 e segunda medição no ano de 2024.

O Processo de Avaliação aconteceu de forma democrática com a participação de toda comunidade escolar.

Os Indicadores servirão para orientar a autoavaliação de Centros e Escolas de Educação Infantil e serão usados para nortear políticas públicas municipais para garantir uma Educação Infantil de Qualidade.

Escolas que desenvolveram a Avaliação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil:

Centro de Educação infantil Professora Maria Valcira de Medeiros
Centro de Educação Infantil Professora Jaci Vieira da Costa
Centro de Educação Infantil Professora Maria José Vieira da Costa
Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira
Centro de Educação Infantil Professora Cícera Marinho de Melo
Escola Municipal de Educação Básica Virgem dos Pobres
Escola Municipal de Educação Cicero Salustiano

A partir do resultado da avaliação de cada instituição, a SEMED, juntamente com as Equipes Gestoras, construirá um plano de ação, com a definição e organização de ações necessárias ao bom funcionamento dos Centros e Escolas de Educação Infantil.

Para a Secretaria Municipal da Educação, este momento de avaliação é fundamental, pois ouvir a comunidade escolar, dar voz aos familiares que acompanham o dia a dia da rotina das crianças nesses espaços, garante a construção de uma Educação Infantil de qualidade para todos.



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