Durante a audiência pública para discutir o combate à hanseníase, realizada na ultima quinta-feira, 2, na Câmara Municipal de Maceió, a deputada estadual Jó Pereira (MDB) destacou a importância de dar visibilidade ao tema, para combater a doença e o preconceito; a necessidade de fortalecer a Atenção Básica nos municípios e de tornar constantes as ações educativas e capacitações no Sistema Único de Saúde (SUS), com atenção integral aos pacientes, seus familiares e comunidade em geral.
Por sugestão da parlamentar, será formada uma comissão de articulação e promoção de ações integradas para o fortalecimento do enfrentamento à doença em Alagoas, composta pelas secretarias de Saúde, parlamentares e sociedade civil organizada.
O município de Campo Alegre foi representado no evento pelas técnicas Renata Braga, coordenação da Atenção Básica e Coordenação da Atenção Básica e Luana Medeiros da coordenação de Vigilância Epidemiológica.
Projeto de Lei
Jó Pereira é autora do Projeto de Lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, instituindo a Política Estadual de Educação Preventiva contra a hanseníase e de combate ao preconceito. A iniciativa atende a um pleito do Morhan e visa auxiliar na prevenção da doença, na ampliação do número de diagnósticos e, consequentemente, do acesso dos pacientes ao tratamento adequado, alinhando o Estado ao movimento nacional existente.
A proposta visa ainda reduzir o processo de exclusão das pessoas atingidas, estimular ações preventivas e educativas, incentivar a participação da sociedade nessas ações e divulgar periodicamente informações em defesa da cidadania da população acometida pela hanseníase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário