Na última quarta-feira 08 de maio foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Maceió, a 6ª edição da Conferência Lúdica Estadual da Criança e do Adolescente, onde na ocasião os jovens Alisson Soares dos Santos, Ayrla Emanoelly Ismael de Oliveira, Helôysa Gomes Ferreira representaram o município de Campo Alegre.
Acompanhados pelo professor José Ednaldo Cavalcante de Farias presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA, os jovens puderam expor suas ideias e opiniões para outros presentes e assim contribuir com a grandiosidade que é a delicada arte de adolescer.
Acompanhados pelo professor José Ednaldo Cavalcante de Farias presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA, os jovens puderam expor suas ideias e opiniões para outros presentes e assim contribuir com a grandiosidade que é a delicada arte de adolescer.
Com a temática “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, a conferência contou com a participação de adolescentes de 59 municípios, que elaboraram propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o público infantojuvenil.
Durante todo o dia, as crianças e os adolescentes participaram de oficinas com diversas temáticas, como: Garantia de Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo Infantojuvenil; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas.
O adolescente Alisson Soares, 14 anos falou da experiência de participar da conferência: “A conferência contribui e muito com a necessidade de se ouvir a voz de crianças e jovens, porque pude dar minha opinião em assuntos importantes, consegui mostrar as propostas que tinha em mente e pude me expressar do jeito e da maneira que queria, SEM SER INTERROMPIDO NEM PROIBIDO DE FALAR, achei muito legal e interessante poder ir lá à frente e falar minhas propostas e o que penso sobre os assuntos abordados. Pude conhecer pessoas novas de outras cidades e pude ouvir e compartilhar ideias e pensamentos, gostei do espaço ao ar livre e de toda a voz que nos foi dada, poder se expressar nesse mundo que vivemos é um privilégio”, destacou.
Essas ações são de grande relevância na construção social de novas gerações, saber que existem crianças e jovens comprometidos com o futuro inspira a sociedade a defender as políticas públicas voltadas a esse público e entender que se cuidarmos e regarmos com amor e sabedoria colheremos bons frutos e teremos uma sociedade crítica e baseada em valores e princípios éticos e morais.
A Conferência Lúdica Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente é fruto das Conferências Municipais e uma preparação para a Conferência Estadual, que deve ser realizada no final de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário