A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou nos dias 25 e 26 de abril o encerramento do curso do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, realizado por meio do Programa Formação Pela Escola. Esses momentos aconteceram na sede do município e no Distrito Luziápolis, e teve como tutora a professora Marice Rocha Barbosa.
O curso foi destinado a agentes educacionais, participando desse rico momento as equipes gestoras da rede pública municipal, técnicos da SEMED, a nutricionista e responsável técnica pelo PNAE, profissionais da educação, conselheiros escolares, representantes do Conselho de Alimentação Escolar e representantes da comunidade.
A dinâmica de estudo foi uma parte na modalidade a distância, outra presencial, a qual possibilitou interação entre os/as cursistas, uma vez que pode alinhar a fundamentação acerca da concepção, finalidade, gestão e operacionalização, controle social do PNAE, com as experiências vivenciadas e relatadas por cada participante.
No decorrer dos momentos de estudo, foram destacadas várias situações inerentes a execução dessa política no município, sendo reafirmado que cada agente educacional (co) responsável se envolve da melhor forma possível para que a alimentação escolar seja oferecida a cada criança, adolescente, jovem ou adulto sempre priorizando o objetivo e cumprimento as orientações legais e atendendo ao que é determinado pelo planejamento do cardápio e sobretudo que cubram as necessidades nutricionais durante o período em que estão na instituição de ensino.
Para a cursista Silene dos Santos o curso tem extrema importância para entender como funcionam os programas ofertados pelo FNDE em sua prática, assim podemos ter maior entendimento da complexidade que acompanha os serviços que são ofertados e podemos assim transmitir o máximo de veracidade ao repassar e absorver informações.
Nesse último momento do curso PNAE, a avaliação do curso por parte dos cursistas foi muito satisfatória, pois proporcionou informações importantes, pois deu enfoque ao papel e a responsabilidade dos agentes envolvidos com o PNAE, sobre as formas de gestão, prestação de contas bem como seu acompanhamento pelo CAE, procedimentos adotados, sobre a aquisição dos produtos provenientes da agricultura familiar entre outras abordagens que possibilitaram compreender a importância e os critérios que orientam aquisições a alimentação escolar no contexto desse Programa.
O curso foi destinado a agentes educacionais, participando desse rico momento as equipes gestoras da rede pública municipal, técnicos da SEMED, a nutricionista e responsável técnica pelo PNAE, profissionais da educação, conselheiros escolares, representantes do Conselho de Alimentação Escolar e representantes da comunidade.
A dinâmica de estudo foi uma parte na modalidade a distância, outra presencial, a qual possibilitou interação entre os/as cursistas, uma vez que pode alinhar a fundamentação acerca da concepção, finalidade, gestão e operacionalização, controle social do PNAE, com as experiências vivenciadas e relatadas por cada participante.
No decorrer dos momentos de estudo, foram destacadas várias situações inerentes a execução dessa política no município, sendo reafirmado que cada agente educacional (co) responsável se envolve da melhor forma possível para que a alimentação escolar seja oferecida a cada criança, adolescente, jovem ou adulto sempre priorizando o objetivo e cumprimento as orientações legais e atendendo ao que é determinado pelo planejamento do cardápio e sobretudo que cubram as necessidades nutricionais durante o período em que estão na instituição de ensino.
Para a cursista Silene dos Santos o curso tem extrema importância para entender como funcionam os programas ofertados pelo FNDE em sua prática, assim podemos ter maior entendimento da complexidade que acompanha os serviços que são ofertados e podemos assim transmitir o máximo de veracidade ao repassar e absorver informações.
Nesse último momento do curso PNAE, a avaliação do curso por parte dos cursistas foi muito satisfatória, pois proporcionou informações importantes, pois deu enfoque ao papel e a responsabilidade dos agentes envolvidos com o PNAE, sobre as formas de gestão, prestação de contas bem como seu acompanhamento pelo CAE, procedimentos adotados, sobre a aquisição dos produtos provenientes da agricultura familiar entre outras abordagens que possibilitaram compreender a importância e os critérios que orientam aquisições a alimentação escolar no contexto desse Programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário