domingo, 22 de abril de 2018

SEMED realiza encerramento do curso PDDE - Programa dinheiro direto na escola

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, realizou na sexta-feira (20), nos turnos matutino e vespertino, o encontro presencial final do Curso do PDDE, direcionado pela Tutora do Programa Formação Pela Escola, professora Marice Rocha Barbosa. O mesmo teve início no mês de março. 

Participaram do curso representantes das equipes gestoras da rede pública municipal, técnicos/as da SEMED, professores/as, conselheiros/as escolares, representantes da comunidade e de conselhos ligados à educação. 

O encontro teve como objetivo reunir os/as cursistas para socialização dos trabalhos produzidos pelos/as mesmos/as, em que foram apresentadas estratégias de como melhorar o planejamento participativo, a execução e prestação de contas referentes aos recursos do PDDE que são destinados as unidades escolares. 

Foram apresentadas muitas ações que trouxeram amplas reflexões de maneira positiva para o melhor andamento no que diz respeito ao compromisso e transparência no controle social dos recursos públicos por parte da comunidade escolar. 

Contudo, é importante frisar que o PDDE contribui diretamente para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos de ensino para a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica, bem como incentiva a autogestão escolar e o exercício da cidadania com a participa­ção da comunidade no controle social dos recursos repassados pelo PDDE. 

A avaliação do curso por parte dos cursistas foi muito satisfatória, pois proporcionou informações importantes acerca do funcionamento, dos valores dos recursos repassados diretamente as unidades, a aplicação correta dos mesmos, a transparência, o controle social e como a comunidade escolar é essencial nesse processo. 

“Fico muito grata pela oportunidade de participar deste curso, onde a partir deste, poderemos atuar com mais segurança e autonomia, pois é muito importante estarmos familiarizados sobre como os recursos financeiros do programa chegam até a escola e como devem ser destinados, ao tempo em que podemos, enquanto representantes da comunidade escolar, participar para compreender de fato todo esse processo, que envolve principalmente planejamento para aplicação correta e garantir assim o melhor para nossas crianças”, frisou Auréa Caetano da Silva, cursista representante de Conselho Escolar.

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