sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Visitadoras do programa Criança Feliz de Luziápolis iniciam atividades lúdicas nas visitas domiciliares



Desde o dia 14 de setembro, as visitadoras do Programa Criança Feliz do Distrito de Luziápolis iniciaram as atividades lúdicas nas visitas domiciliares com crianças de 0 à 3 anos, após o período de preenchimento de formulários para caracterização da família, criança e gestante, diagnóstico do desenvolvimento infantil e da confecção dos kits de brinquedos reciclados.

As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz são divididas em três momentos: Inicial, onde a visitadora apresenta a atividade do dia e orienta a família de que forma será realizada, como também explica o objetivo da atividade que está sendo proposta, conforme as características da faixa etária a qual a criança se encontra; o segundo momento é o desenvolvimento, onde a visitadora ressalta a importância do protagonismo da família no desenvolvimento das atividades propostas, como também reforça a prática do brincar como sendo essencial na construção e evolução do aprendizado da criança, e observa a atividade desenvolvida diretamente pelo cuidador da criança; o terceiro momento é o final, onde a visitadora avalia junto com a família os resultados da brincadeira realizada ao término da atividade, como também a visitadora orienta e incentiva a família sobre a necessidade de continuar realizando as ações educativas com a criança durante a semana, na ausência da visitadora.

Nas visitas estão sendo realizadas brincadeiras com o uso de chocalhos com crianças de 3 a 6 meses, pois o som dos objetos atrai a atenção do bebê, movendo um chocalho na frente dele e depois fazendo com que ele mesmo o agarre e agite, estimula o desenvolvimento motor da criança, através de brincadeiras utilizando brinquedos e objetos sonoros lateralmente, permite que seja também estimulada à comunicação. 

Já com crianças de 6 a 9 meses, está sendo desenvolvido o processo de engatinhar, colocando o bebê no chão e mostrando a ele brinquedos que chamem sua atenção para que os alcances, depois, mudando o brinquedo de lugar para que engatinhe em diferentes direções, dessa forma é estimulado o desenvolvimento motor da criança. 

Por fim, com crianças de 1 a 2 anos, foram realizadas atividades com lápis de cor e folhas de papel com desenhos, para que a criança rabisque, assim é estimulado o desenvolvimento motor da criança. As atividades realizadas foram baseadas no referencial teórico “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”, de acordo com o diagnóstico inicial do desenvolvimento infantil.

Nenhum comentário: