A Prefeitura de Campo Alegre iniciou nesta segunda-feira 18, as aulas de cursos profissionalizantes oferecidos para os moradores dos residenciais João José Pereira em Luziápolis e Olival Tenório Costa na sede. Os cursos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, por intermédio do setor habitacional.
Os cursos profissionalizantes são ministrados pela instituição SENAI, sendo esta mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial – PDST, referente a execução da terceira etapa das atividades do Projeto Técnico Social - PTS com os beneficiários dos dois conjuntos habitacionais.
Os moradores do Residencial Olival Tenório Costa, beneficiários com os cursos terão as aulas realizadas na Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva. Os cursos ofertados são: Confeitaria Básica com uma turma de vinte alunos no período matutino, e outra turma com vinte beneficiários no período vespertino, com aulas de segunda a sexta, carga horária de oitenta horas; curso de Costureiro com uma turma de vinte alunos, que será realizado no período matutino e vespertino, de segunda a sexta, carga horária cento e sessenta horas. Os dois cursos serão finalizados no dia 17 de outubro.
O curso de Fabricação de produtos com Frutas será dividido em duas turmas, na qual haverá vinte alunos em cada turma, com carga horária de quarenta horas, e o curso de Informática Básica terá carga horária de oitenta horas. As aulas estão previstas para iniciar em vinte e três de outubro do ano vigente.
Os beneficiários do Residencial João José Pereira, localizado no Distrito Luziápolis, terão os cursos de Informática Básica que será realizado na Escola Estadual de Ensino Integral Dorgival Gonçalves, com uma turma de vinte alunos no período matutino, e uma turma de vinte alunos no período vespertino, carga horária de oitenta horas, e previsão de terminar no dia primeiro de novembro; curso Introdução a Eletricidade Básica BIP BOP, que será realizado no Instituto Céu Aberto, com uma turma de vinte alunos no período matutino e noturno, carga horária de cento e vinte horas, e está previsto para terminar no dia seis de outubro; e o curso de Fabricação de Tortas Decoradas, que possui duas turmas, será realizado no Complexo Nutricional de Luziápolis (Casa da Sopa), a primeira turma contemplará vinte alunos no período noturno, com carga horária de vinte horas, e a mesma tem previsão de término para o dia 22 de setembro, a segunda turma inicia no dia 25 de setembro, e será concluída no dia 29 de setembro. O curso de Salgados e doces está previsto para iniciar em 02 de outubro, e será dividido em duas turmas, cada turma contemplará vinte beneficiários, com carga horária de quarenta horas cada.
Os cursos profissionalizantes têm o intuito de inserir os usuários no mercado de trabalho (informal ou formal) a partir da qualificação profissional. Após a capacitação dos beneficiários dos dois residenciais, com o apoio da prefeitura, pretende-se disponibilizar toda a estrutura necessária para que os beneficiários que realizaram os cursos possam produzir, e comercializar seus produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário