Na manhã desta sexta-feira, 01 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, promoveram mais um mutirão de combate a Dengue. Os mutirões acontecem todas as sextas-feiras, no período matutino, em bairros estratégicos do município de Campo Alegre e hoje foi no Povoado Chã da Imbira.
A ação surgiu a partir da tentativa de intensificar um alerta sobre a DENGUE, por isso estão sendo realizados mutirões no combate ao mosquito Aedes Aegypt, cujo objetivo é diminuir o número de casos das doenças transmitidas pela picada do mosquito, como Dengue, Chikungunya e Zika, no município.
Os mutirões são promovidos pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação e acontecem em todo município. Atualmente, conta com o apoio da Secretaria de Urbanismo e da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre - COOPECMARCA, que são grandes aliadas neste combate. Além disso, também recebem o apoio do PSE – Programa Saúde na Escola.
Essa ação envolve todas as Instituições de Ensino do nosso município, tendo como foco a eliminação de criadouros do mosquito, sintomas e tratamento de doenças, como a dengue, chikungunya e o vírus da Zica. As ações são realizadas de forma articulada entre as equipes de Atenção Básicas e Profissionais da Educação.
Durante o percurso, os alunos da rede pública municipal aprendem na prática como é importante, nesse combate, não jogar lixo na rua, não deixar água parada, pneus descobertos, garrafas, copos descartáveis, etc., já que ocasionam uma maior proliferação do mosquito. Além disso, participam ativamente das ações que os Agentes de Endemias desenvolvem no seu dia a dia.
Os agentes de Endemias explicam in loco sobre os ricos que a população de cada bairro está correndo por deixar lixo nas ruas e água parada sem os devidos cuidados e apontam os focos do mosquito, ao mesmo tempo em que mostra aos alunos a maneira de eliminá-los.
A iniciativa também é uma das ações de mobilização que integra o Programa Saúde na Escola – PSE, sendo uma das metas prioritárias do programa exigidas, cuja proposta é mobilizar as equipes das escolas, Unidades Básicas de Saúde, Agentes de Endemias e a população em geral, na adoção de práticas sanitárias e saudáveis que promovam a qualidade de vida aos educandos e a comunidade, por meio de prevenções que mantenham o ambiente escolar e residencial limpos e seguros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário