segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Visitadoras do Programa Criança Feliz realizam visitas domiciliares no Distrito de Luziápolis

Durante as visitas as técnicas selecionaram famílias com perfil para serem incluídas no programa

No ultimo dia 28 de agosto, teve início às visitas domiciliares do Programa Criança Feliz no Distrito de Luziápolis. O programa é gerenciado no município pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a cidadania. Após o período de busca ativa realizada pelas visitadoras, foram selecionadas 100 famílias com perfil para participar do Programa, através da lista das famílias cadastradas no Cadastro único. 

Dessa forma, gestantes e famílias com crianças de 0 à 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e de 0 à 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que ainda não estão em Creche, foram contempladas com as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância.

Para a seleção das famílias, as visitadoras contaram com a colaboração da Secretaria de Educação, disponibilizando as listas de crianças de 0 à 6 anos que se encontram nas Creches, e da Secretaria de Saúde, com o levantamento feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de crianças de 0 à 3 anos que estão fora das Creches.

As visitas foram realizadas com agendamento, conforme a disponibilidade da família em receber as visitadoras. As primeiras visitas foram acompanhadas pela Supervisora do Programa Criança Feliz, Danielle Tavares, que na oportunidade fez alguns registros fotográficos, com autorização do responsável familiar, através de assinatura de termo de autorização de uso de imagem.

Nas primeiras visitas estão sendo preenchidos formulários de Caracterização do território, que tem como objetivo possibilitar que a Supervisora e as Visitadoras se apropriem de conhecimentos básicos sobre aspectos que impactam na dinâmica do território e das famílias; Caracterização da família, com o objetivo de obter informações sobre o domicílio/família atendida, suas situações de vida e relações entre si e a comunidade; Caracterização da gestante e Caracterização da criança, com o objetivo de obter informações; e por fim o formulário de Diagnóstico inicial do Desenvolvimento Infantil.

Após o preenchimento de formulários, será iniciada a metodologia CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) nas visitas domiciliares, a metodologia fundamenta-se no cuidado dado à criança nas diferentes idades e nos vínculos estabelecidos entre ela e seus cuidadores. É, portanto uma metodologia pautada na orientação e no apoio aos esforços das famílias sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário: