sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Campo Alegre sediou reunião da diretoria da UNCME/AL

Na última terça-feira, 11 de setembro, a Secretária de Educação de Campo Alegre e vice coordenadora da UNCME/AL, Professora Graciene Alencar, juntamente com o e Coordenador do Pólo II, Professor Lucas Rinaldo e a Coordenadora do Subpolo (Campo Alegre) Aparecida de Cássia, participaram de uma reunião com a Diretoria da União dos Conselhos Municipais de Educação-UNCME/AL.

A reunião aconteceu na Sede dos Conselhos do município e foi conduzida pela Coordenadora Estadual da UNCME/AL, Professora Marly Vidinha, e contou com a participação dos seguintes membros:

Maria Augusta de Souza Santos – Secretária Executiva;
João Henrique de Oliveira Santos – Assessor Jurídico;
José Moreira Filho – Conselho Fiscal;
Cleilda Maria de Araújo Silva Motta - Conselho Fiscal;
Elma Cavalcante da Silva – Coordenadora do Polo IV;
Jane Maria Pereira - Técnica da SEMED do Pólo IV.

Durante a reunião, refletiram acerca da importância do apoio das Secretarias Municipais aos Conselhos, inclusive, sobre firmar um Termo de Compromisso com as/os Secretárias/os Municipais de Educação, uma vez que a parceria e o diálogo permanente norteiam a relação entre a Secretaria e o CME, que através de proposições e implementação das políticas públicas adotadas no âmbito da rede escolar do município, contribuem para estruturação de uma educação de qualidade.

Foram tratados ainda, alguns pontos como as contribuições com BNCC, a Rede de Monitoramento do PME, a situação do Conselho do FUNDEB, como Câmara do CME, onde a UNCME sugere alteração do § 1º, do Art. 37, da Lei 11.494 e implantação do Prêmio “Vilmar Mendes”, idealizado pela UNCME Nacional, onde serão escolhidos 3 (Três) Conselhos Municipais, a nível nacional, mediante experiências exitosas.

De acordo com Graciene Alencar “com tantas e tão importantes atribuições do Conselho, é preciso haver consenso antes de qualquer decisão, inclusive mantendo diálogo permanente com a secretaria, que vai, no final de tudo, homologar as propostas e efetivá-las. Por isso, a UNCME entende a necessidade de fortalecer os CMEs, a fim de que eles possam, mais do que nunca, contribuir para prática do controle social, acompanhando as ações das secretarias, sobretudo, a aplicação dos recursos públicos neste momento tão difícil que os municípios estão enfrentando.

Nenhum comentário: