quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde realizou formação do grupo de Gestantes de Luziápolis

A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, a mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação e reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social. A atenção a gestante deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização.

O Ministério da Saúde aponta a ação educativa como a melhor forma de assistir a gestante e promover a saúde. O período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado, A formação de grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde.

O Núcleo de Promoção da Saúde do Município de Campo Alegre em parceria com a Academia da Saúde e as Unidades básicas do Distrito de Luziápolis, realizaram no dia 29 de Setembro de 2014, a formação do grupo de Gestantes de Luziápolis, este grupo foi formado para realizar atividades voltadas para melhor qualidade de assistência a saúde materna e o atendimento à gestante  é uma continuidade do acompanhamento do pré-natal. Serão realizados encontros mensais, toda última terça-feira do mês, no horário da manhã, na casa do artesão em Luziápolis. Nesse primeiro encontro foram realizados os cadastros das gestantes, aferições de Pressão Arterial, glicemia, teste rápido, regularização do cartão de vacina como também palestra e atividades físicas. A cada encontro serão realizados mais e diferentes atividade assistenciais.

O bem-estar durante a fase de gestação depende diretamente do estado emocional e de cuidados com a saúde, tais como uma alimentação equilibrada e realização de atividades físicas.


Nenhum comentário: