Rádio Web MJ

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Município de Campo Alegre realizou várias atividades em comemoração ao Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No município de Campo Alegre durante o mês de outubro foram realizadas diversas atividades em alusão a esta data.

A Secretaria Municipal de Saúde sob a coordenação do Núcleo de Promoção da saúde (NUPS) realizou durante todo mês de outubro ações que visam à prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero. Foram desenvolvidas atividades educativas com palestras para conscientização do problema e a importância dos cuidados precoce, exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicose como também entregas de brindes que simbolizavam a campanha.

Os movimentos tiveram como parceria a Coordenação de Atenção Básica de Saúde, Coordenação da Academia da Saúde, Direção e Coordenação do Hospital e a equipe do setor de fisioterapia de Luziapolis os atendimentos foram realizados nas Unidades Básicas, na Academia da Saúde e finalizando no Hospital (UMSAM). Toda equipe da Saúde do Município de Campo Alegre se engajaram nesta campanha e a população teve uma participação bem representativa em todos os encontros.

As atividades foram realizadas na Academia da Saúde, PSF do Povoado Chã da Imbira, Distrito de Luziápolis e Unidade Mista Senador Arnon de Melo.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

A campanha se faz importante no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.  O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

O movimento é uma excelente oportunidade para que todos possam se sensibilizar com a causa.






Nenhum comentário: