domingo, 12 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou atividades em comemoração ao Dia da Saúde Mental

Na ultima sexta-feira 10 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicossociais (CAPS) e o Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS), realizou atividades em comemoração ao dia da Saúde Mental.

Os usuários atendidos no CAPS José Lino dos Santos participaram de atividades que realizadas no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, onde aconteceram palestras, dinâmicas, atividades físicas, entre outras atividades voltadas para os usuários do serviço.

Um momento importante do evento foi à realização de uma gincana direcionada pelo professor de Educação física e Coordenador da Academia da Saúde Pedro Temoteo. Onde os pacientes se divertiram bastante e cada um pode mostrar suas habilidades participando das atividades propostas.

A comemoração foi realizada para um público de aproximadamente 50 pacientes, onde também foi oferecido lanche finalizando com Sorteios de brindes. Participaram do evento psicóloga e diretora do CAPS Kelly Pedrosa e outros técnicos do órgão.

O atendimento especializado na área de saúde mental no município de Campo Alegre é realizado no CAPS, onde oferece um atendimento que prevê atenção integral, através dos tratamentos psicológico e psiquiátrico, acompanhados de terapias como de grupo e ocupacional, acompanhamento familiar, dentre outros.

O dia Mundial da Saúde mental é comemorado no dia 10 de outubro desde o ano de 1992. Todos os anos a Federação Mundial de Saúde mental escolhe um tema que este ano é: "Vivendo uma Vida Saudável com Esquizofrenia" para ampliar sua defesa sobre todos os transtornos mentais graves.

Algumas das doenças mentais mais comuns são as esquizofrenias, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológico ou outros tipos de problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas.

Nenhum comentário: