sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Município de Campo Alegre avança nos serviços de Saúde Bucal e já é referência no estado

Durante evento foram apresentados dados dos avanços e projetos que representarão o município em evento o Rio Grande do Norte.

O Município de Campo Alegre vive atualmente um momento crescente da sua saúde pública, onde em 01 ano e 08 meses da administração atual já foram registrados grandes avanços e desenvolvimentos em todos os aspectos de saúde.  Avanços como a formulação e implantação de políticas, programas e projetos que visam promover, proteger e recuperar a saúde da população. O Município da ultima colocação no IDSUS passa para o primeiro lugar, hoje se tornando uma referencia em Saúde no Estado.

Na última terça feira (14) foi realizado no auditório da Escola Zenóbia, apresentações de Cinco trabalhos que estão sendo desenvolvidos no município de Campo Alegre pela equipe de Saúde Bucal e que representará o município no III COBRAPO – Congresso Brasileiro em Atenção Primária em Odontologia que será realizado de 06 a 09 de novembro em Natal/ Rio Grande do Norte.

Esses trabalhos foram aprovados pela comissão cientifica do Congresso como exemplo e destaque de uma gestão publica organizada e de responsabilidade com os usuários do SUS.

A Saúde Bucal estar tendo destaque não só na saúde do Município, como também no Estado de Alagoas sendo vista pela gestão como parte essencial na qualidade vida dos Campo Alegrenses. As Equipes de saúde Bucal vem desenvolvendo um processo de trabalho em que o usuário tem seu tratamento dentário concluído ele só é liberado pela equipe (dentista ) quando termina seu tratamento.

Hoje o município conta com 10 equipes de saúde bucal, 01 saúde bucal escolar, 01 Laboratório Regional de Prótese e 01 Centro de Especialidade Odontologia que será implantado em breve aguardando a liberação do recurso para implantação. O município também trabalha com a realização de cirurgias a nível hospitalar dos pacientes portadores de necessidades especiais.

O serviço de odontologia também é uma ação pioneira pelo programa Melhor em Casa, aonde o profissional vai ate a residência do paciente acamado para fazer o atendimento, paciente esse que não pode se locomover até a Unidade Básica de Saúde para o atendimento.

Destacamos que o município de Campo Alegre é o único do Estado de Alagoas que no programa Melhor em Casa temos profissional cirurgião dentista no programa executando as especialidades de dentistica, periodontia, cirurgia e próteses nesses pacientes.

O município aderiu ao programa PROVAB do Governo Federal hoje esses profissionais somam e multiplicam nossas ações e serviços no município são 05 dentistas provabianos. A frente da Equipe de Saúde Bucal estar a Coordenadora: Teresa Cristina Rocha Apolinário Santos.

Durante anos a Odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde. O acesso dos brasileiros à saúde bucal era extremamente difícil e limitado, fazendo com que as pessoas se acostumassem à só procurar atendimento odontológico em casos de dor. Essa demora na procura ao atendimento aliada aos poucos serviços odontológicos oferecidos faziam com que o principal tratamento oferecido pela rede pública fosse à extração dentária, perpetuando a visão da odontologia mutiladora e do cirurgião dentista com atuação apenas clínica.

Para mudar esse quadro, em 2003 o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. Sua principal meta é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo ações em saúde bucal voltadas para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: