Rádio Web MJ

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Unidade móvel do Hemoar estará em Campo Alegre nesta terça-feira dia 14 de janeiro

O Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) estará na próxima terça-feira dia 14 de janeiro com sua Unidade Móvel recebendo doações de sangue na cidade de Campo Alegre. A coleta externa – que acontece na Praça Padre Cícero em frente à Igreja Católica no centro da cidade e faz parte da estratégia da instituição de investir nas atividades visando com isso, manter estabilizado o estoque de sangue da Hemorrede.
Para isso, a unidade móvel do órgão estará no local das 8h às 17h, atendendo os candidatos à doação voluntária.
Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto. Ele também deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg.
Estarão impossibilitados de doar, àqueles que não preencham esses pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV. Também não podem doar sangue os voluntários que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
O candidato à doação deve estar bem alimentado e, no caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado.

Para os voluntários que não possam comparecer a Campo Alegre, nesta quinta-feira (12), é possível realizar a doação de sangue na sede do Hemoar, em Arapiraca. O órgão, que está situado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Pré requisitos para doar sangue
Para se tornar um doador de sangue é necessário que o voluntário apresente as seguintes características:
- Tenha entre 18 e 60 anos;
- Pese mais de 50 quilos;
- Não tenha tido Doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro;
- Não tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses;
- Não tenha hepatite ou sífilis;
- Não seja Epilético;
- Tenha doado sangue há mais de 60 dias, no caso dos homens ou 90 dias em se tratando das mulheres;
- Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;
- Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e, no caso das mulheres, não podem estar grávidas ou e deve ter transcorrido pelo menos três meses do último parto ou aborto.

Nenhum comentário: