terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SEMED realizará Formação Continuada para professores da rede municipal

Com o objetivo de efetivar a valorização dos profissionais da Educação no que se refere à FORMAÇÃO CONTINUADA, A SEMED inicia a formação dos professores do ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ano que acontecerá na Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães nos dias 30 e 31 de janeiro, sob a coordenação da Gerência de Formação, professora Maria do Rosário Ferreira da Costa e da Coordenadora Pedagógica Ângela Marta Ribas.

A formação continuada deve ser compreendida como um dos caminhos da profissionalização capaz de proporcionar aos profissionais, espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição. Espera-se, também, que ela proporcione espaços para se compartilhar experiências e resolução de problemas, como forma de construção de conhecimentos, saberes, competência e habilidades dos profissionais. Deve também provocar discussão e reflexão sobre problemas do ensino, articulação com a proposta curricular e os planos Nacional, Estadual e Municipal de Ensino.

A necessidade constante de atualização não significa, contudo, que a formação continuada se construa tão somente por meio do acúmulo de cursos. Ela deve comportar uma relação essencial e estreita com a dimensão da prática no cotidiano da escola e com a dimensão formal da proposta pedagógica.

Nenhum comentário: