quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Secretaria de Saúde oferece testes rápidos para detectar hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúda de Campo Alegre iniciou, nesta segunda-feira (27), a realização dos testes rápidos para as hepatites B e C na rede pública. Inicialmente os testes serão ofertados prioritariamente às gestantes e clientes com indicação médica.

“O teste rápido facilita o diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes não manifesta sintomas e só é identificada quando o paciente já está com um quadro clínico grave”, afirmou Nadja Apolinário, Secretária de Saúde do Município. Assim como o teste rápido, o tratamento também está disponível na rede pública de saúde e se for iniciado precocemente aumenta as chances de cura, além de diminuir os riscos de agravamento da doença.

De fácil execução, o teste rápido começa com um aconselhamento sobre as formas de transmissão e prevenção das Hepatites Virais. O exame necessita de apenas algumas gotas de sangue retiradas do dedo da pessoa e demora cerca de 15 minutos para ficar pronto. Após do exame, a pessoa é novamente aconselhada e, caso o resultado seja positivo, é encaminhada a um serviço de saúde para realizar exames complementares e iniciar o tratamento, se necessário.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, George Leite Filho, o exame facilitará o acompanhamento da gestante durante o pré-natal e caso seja descoberto a hepatite durante a gravidez a gestante será encaminhada ao serviço de referencia para a realização do seu tratamento.


Nenhum comentário: