quinta-feira, 17 de julho de 2025

Campo Alegre foi habilitado para segundo ciclo da PNAB em 2025 pelo Ministério da Cultura

O município de Campo Alegre está habilitado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no segundo ciclo de investimentos previstos para 2025. A habilitação foi confirmata à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo Ministério da Cultura (MinC), avanço alcançado graças ao cumprimento dos critérios de execução da política cultural federal.

O valor que o município receberá neste ciclo é de R$278.647,70, que será destinado a ações de fomento e valorização da cultura local.

A previsão é que os recursos sejam repassados ainda este ano, permitindo que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo amplie suas ações e continue promovendo atividades culturais para todas as faixas etárias e segmentos artísticos da cidade.

Em Campo Alegre os valores da PNAB estão beneficiando dezenas de artistas locais, que apresentam contrapartidas como a realização de oficinas, espetáculos ou exposições gratuitas para a população.

“Esses recursos geram um importante impacto econômico para o município, pois são investidos em serviços, materiais, contratação de profissionais e movimenta a cadeia produtiva local”, destacou o secretário de Cultura e Turismo Claudio Costa.

A PNAB é uma política pública criada para garantir fomento contínuo ao setor cultural nos estados, Distrito Federal e municípios com previsão de investimentos regulares ao longo de cinco anos. Para acessar os recursos, cada cidade deve elaborar um Plano de Ação e, posteriormente, um Plano de Aplicação de Recursos (PAR), detalhando onde e como os valores serão investidos. Essa etapa conta também com participação da sociedade civil.

Os recursos são utilizados em diversas frentes, como fomento direto a artistas, reformas de espaços culturais ou aquisição de equipamentos, sempre seguindo normas e prazos estabelecidos por portarias e instruções do MinC. Uma das exigências é a publicação de editais e a seleção pública dos projetos que receberão apoio.

Nenhum comentário: