No ultimo sábado 04 de maio, professores e professoras de História, Geografia, Ensino Religioso e EJA participaram da primeira Vivência Decolonial no território indígena Xukuru-Kariri no município de Palmeira dos Índios, ofertada pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre por meio Secretaria Municipal de Educação - SEMED.
A atividade teve o objetivo de proporcionar aos professores/as um momento prático sobre a temática indígena, permitindo que vivenciem na prática aquilo que os livros didáticos não são capazes de descrever.
Neste sentido é importante destacar a Lei 11.645/2008 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
É importante destacar que a proposta da Formação Continuada do eixo de Ciências Humanas contribui para pensar em propostas decoloniais que reconheça a diversidade em suas práticas dentro e fora da sala de aula.
No momento da vivência, o Pajé Ieru do território da Mata da Cafurna, conduziu o grupo de professores/as e evidenciou o processo de luta e resistência do seu povo, apresentando dados e informações importantes sobre a delimitação territorial da sua aldeia e sobre a importância das mobilizações contra o marco temporal e a grilagem nos territórios indígenas.
Um comentário:
Momento marcante em nossas vidas, poder vivenciar um pouco o dia a dia indígena. Conhecer um pouco da sua cultura, de sua agricultura, sua história, sua religiosidade dentre outros conhecimentos que até então pra mim, eram apenas teóricos. Muito grato a todos os envolvidos e a prefeitura por proporcionar, nossa viagem, nosso almoço, enfim, essa oportunidade de enriquecer nosso leque profissional.
Postar um comentário