Como forma de promoção e valorização dos grupos culturais do município de Campo Alegre, a Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 10 a 17 de maio, o processo seletivo para recomposição do Grupo Contadores de Histórias, com alunos das instituições do Ensino Fundamental Anos Finais, da Rede Pública Municipal de Ensino.
Ao todo, foram selecionados 50 alunos sendo distribuídos de acordo com o número de vagas, da seguinte forma: 25 vagas para a sede do município (contemplando alunos das escolas Monsenhor Hildebrando e escola Zenóbia Ferreira); 10 vagas para os alunos do Povoado Chã da Embira (alunos da EMEB João Fernandes Vieira Filho) e 15 vagas para os alunos do Distrito Luziápolis (EMEB Felizardo Souza Lima).
Seguindo os moldes da seletiva de audições artísticas que acontecem no país, o processo foi dividido em 04 etapas, cada etapa em caráter eliminatório:
A primeira etapa foi a leitura e interpretação do texto “O Menestrel” de William Shakespeare;
A segunda etapa foi “a prova da fantasia,” onde os alunos se caracterizaram de diversos personagens, passaram por um desfile de passarela e entrevista sobre a fantasia/personagem;
A terceira etapa, foi um trabalho em grupo com “a dinâmica da União “. Eles foram submetidos ao trabalho em grupo onde, só era possível um candidato completar a prova se todos fossem vencedores ao mesmo tempo;
A quarta e última etapa, foi uma entrevista no estilo “bate-bola”, tendo como objetivo principal tornar vencedor o aluno que melhor se destacasse e estivesse decidido a fazer parte do grupo.
Nas provas aplicadas foram avaliadas uma série de situações e técnicas, dentre elas: expressão facial e corporal, impostação da voz, liderança, trabalho em grupo, pensamento e raciocínio rápido, dicção, poder de improviso e atuação.
Para realização do processo seletivo o copo de júri foi composto por ex-integrantes do grupo Contadores de Histórias, julgando com precisão e técnica todas as etapas, visto que os mesmos já foram submetidos a esse processo, e, todos tem mais de 02 anos de experiência de palco.
Além dos selecionados receberem uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) a participação no Grupo Contadores de Histórias também contribui para que os alunos desenvolvam novas habilidades, aprimorem seu vocabulário e acima de tudo que contribua efetivamente com o processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário