O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da sede do município, realizou na manhã desta quinta-feira 19 de agosto, mais uma edição do Projeto Conhecendo o CRAS. Dessa vez a equipe técnica do CRAS realizou uma exposição com os moradores da comunidade da Fazenda Mineiro, estes aguardavam atendimento pela equipe da Unidade Básica de Saúde Olival Tenório - UBS 09.
A articulação para a execução do projeto aconteceu dia 15 do corrente mês e ano, em um momento que contou com a presença da diretora da Unidade, Maria Auxiliadora, a enfermeira Jaiana Silva e a assistente Social, técnica de referência do CRAS, Cintia Cecilia.
O encontro teve como objetivo apresentar o CRAS, de modo a proporcionar uma maior aproximação com os usuários e divulgar informações acerca dos serviços, programas e projetos ofertados. Visando socializar informações, ampliar conhecimento e facilitar o acesso aos direitos sociais. Foi um momento enriquecedor, de troca de experiências, onde os presentes receberam orientações e esclareceram dúvidas referentes a todos os serviços no âmbito municipal, estadual e federal.
Durante a ação a assistente social, Cintia Cecilia e a psicóloga, Danielle Tavares puderem explanar acerca de muitos pontos, com ênfase na: 1) Proteção Social Básica; 2) Cadastro Único, destacando a importância de inserção para melhor conhecer a realidade socioeconômica dessa população e para posterior inclusão em programas, assim como a atualização deste; 3) Carteira da Pessoa Idosa; 4) BPC – Benefício de Prestação Continuada; 5) CRIA - Programa Cartão Criança Alagoana; e 6) Beneficio Eventual.
Na oportunidade também foi destacado o importante papel do CRAS na prevenção a ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, considerando que esse serviço, muitas vezes, funciona como porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social.
Iniciativas como estas propiciam proximidade entre as políticas públicas e os usuários da política, de modo a permitir que os serviços, programas e projetos se construam através do Controle Social e, principalmente, que as ofertas consigam atingir todo o seu público, independente da localidade onde esteja inserido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário