A implantação de hortas medicinais possibilita o resgate do uso de medicamentos alternativos, os fármacos naturais, podendo auxiliar a escola e a comunidade local no tratamento ou prevenção de doenças mais comuns e de menor gravidade.
Se baseando nesse pressuposto a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Educação Ambiental, realizou na tarde dessa quarta-feira (13/11) uma palestra sobre hortas medicinais para as mães dos alunos do Centro do de Educação Infantil Cícero Marinho de Melo em Luziápolis.
A palestra foi ministrada pelo agente de endemias e biólogo Charles Alves a convite do NEA. A ação teve o intuito de mostrar a comunidade escolar e comunidade local que, além de importante, é possível cultivar sua horta em casa, independente do tamanho do espaço, uma vez que, tem-se as hortas suspensas como alternativa para quem não dispõe de espaço no solo.
A proposta de introduzir as hortas medicinais no cotidiano das pessoas oportuniza as mesmas a cultivar, manipular e usar as espécies mais comuns em nossa região, principalmente, para consumir seus princípio ativos através de chás, xaropes e incrementar sucos, possibilitando assim outra alternativa para a cura pelo poder das plantas medicinais, minimizando o uso de medicamentos sintéticos.
É importante ressaltar que o NEA também vem buscando, com isso, a conscientização do público alvo quanto à valorização do uso de produtos naturais oriundos da nossa região, a utilização de conhecimento das populações tradicionais, para orientar o cultivo, uso e manipulação das plantas medicinais. E levar esse público a refletir sobre a importância de cultivar sua própria horta.
Ao término da palestra, as mães foram direcionadas a conhecer a horta medicinal da referida instituição, onde as mesmas tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, e se tiverem interesse, levar uma mudinha para casa com a responsabilidade de tomar os devidos cuidados para mantê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário