Durante a gestação e puerpério a mulher está mais vulnerável, exposta a inúmeras exigências, além de vivenciar um período de adaptação e de reorganização corporal, familiar e social. Acolher essa mulher com dignidade faz parte do processo de humanização, sendo importante proporcionar momentos em que essas mulheres possam esclarecer suas dúvidas, auxiliando na redução da ansiedade pelo medo do desconhecido.
Nesta segunda-feira 14, foi realizada uma palestra com a enfermeira obstetra Louise Matias para o Grupo de Convivência de Gestantes que são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Sede, com o Tema: Gestação, Puerpério e Cuidados com o Bebê.
Durante a atividade, as gestantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de gestação e maternidade, importância do pré-natal, higiene durante o banho do bebê e troca de fralda, cuidados com o coto umbilical, amamentação e alimentação até um ano de idade.
A ocasião contou com a presença da técnica de referência do Grupo, a Psicóloga Fabrícya Ferro, da facilitadora do Grupo, Luciene Santos, da Palestrante, a enfermeira Louise Matias e de 11 gestantes do Grupo de Convivência.
O grupo de gestantes, que tem duração de três meses, possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, essa vivência de troca em grupo é uma das melhores formas de promover a compreensão do processo de gestação e minimizar a ansiedade. No grupo de convivência, as gestantes confeccionam o enxoval de seu bebê, participam de palestra como a referida acima, além de visitarem a maternidade de Campo Alegre para conhecerem o local de referência no município, inteirando-se da estrutura preparada para a realização do parto humanizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário