O município de Campo Alegre sediou na manhã desta quinta-feira dia 25 de julho o Encontro Intermunicipal sobre a Educação do Campo, tendo como temática “O Projeto Político Pedagógico - PPP e a Educação do Campo”. O encontro que aconteceu no CESCA foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação.
O evento contou com a participação de representantes de 14 instituições de ensino da rede municipal do município que integram o projeto “Cisternas nas Escolas”, representantes da Rede de Educação Contextualizada do Agreste Semiárido – RECASA e com a presença de representantes dos Municípios de Junqueiro, Taquarana, Estrela de Alagoas, Limoeiro de Anadia, Palmeiras dos Índios e Teotônio Vilela, Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa que também fazem parte da RECASA.
Com o objetivo de fortalecer a Educação do Campo através do PPP, este que é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus mais variados níveis e modalidade. Segundo Veiga (2005), o PPP é um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos.
Durante o encontro o Núcleo de Educação Ambiental – NEA apresentou as ações exitosas realizadas pelo mesmo, experiências que causam impacto direto na vida dos membros que integram o projeto e que vão muito além de apenas conscientização, também se trata de disciplina, responsabilidade social e comprometimento com o meio ambiente.
Os projetos Soldadinho Verde, Com-Vida e AMA contam com a participação de cerca de 67 alunos, o Projeto Horta Escolar realizado em 13 das 22 Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal e as ações relacionadas a coleta seletiva que envolvem a todos com um contínuo processo de coleta e conscientização, entre outras ações que fortalecem e evidenciam a importância da educação contextualizada para o pleno desenvolvimento educacional, buscando interdisciplinaridade no cotidiano escolar.
Segundo o técnico Daniel Alves, esses encontros são de suma importância para o fortalecimento da Educação do Campo e da Educação contextualizada, visto que, é preciso sempre trabalhar os conteúdos escolares juntamente com a realidade em que os alunos estão inseridos, e que a valorização e a luta pela permanência das escolas do campo e tarefa árdua e que mesmo diante de tantos empecilhos não podemos fraquejar.
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