"O papel do Poder Público no combate à violência contra as mulheres" foi o tema da sessão especial que aconteceu nesta segunda-feira (18), no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas. O encontro foi uma iniciativa da bancada feminina, em alusão ao mês internacional da mulher.
Uma das propositoras da sessão especial, juntamente com toda a bancada feminina da Casa, a deputada Jó Pereira (MDB) destacou a importância de cruzar os dados da SSP com os dados do sistema de saúde para melhor traçar a rede de apoio às mulheres para o enfrentamento à violência.
“O Estado enquanto Poder Público, não só o estado de Alagoas, mas, quando eu falo estado estou falando dos municípios, do governo federal e estadual, precisa mostrar a essa mulher qual a rede de apoio com a qual ela poderá contar. Vamos sair daqui hoje com algumas sugestões, alguns encaminhamentos necessários e também com as possíveis soluções”, disse, lembrando que uma das principais demandas é o funcionamento e a quantidade insuficientes de delegacias a mulher no Estado.
“Só existem três no Estado inteiro, duas na capital uma no interior, em Arapiraca. Além da insuficiência numérica, temos também insuficiência de funcionamento, ou seja, essas delegacias não funcionam 24 horas, em razão das delegadas fazerem parte do rodízio das delegacias gerais”, completou.
A prefeita Pauline Pereira, secretárias municipais e técnicas de Campo Alegre também participaram do evento.
“Precisamos fortalecer uma rede de apoio as vítimas, e de políticas públicas que tentem coibir ações de violência, as mulheres precisam de mais autonomia econômica, liberdade, segurança e apoio psicológico”, destacou a prefeita Pauline Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário