Na manhã desta segunda-feira 26 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), conduziu o II encontro com gestores escolares e das Unidades Básicas de Saúde de Campo Alegre. A coordenação do PSE, através da técnica Zuckerllan Bernadelli e a da profesora Aristéia Nascimento, apresentaram o plano de ações para 2024, alinhado com portarias e notas técnicas, visando promover a saúde no município.
O encontro destacou dados alcançados, participação da comunidade nas metodologias políticas pedagógicas, vínculos familiares, aumento da saúde ocular e ações para prevenção da gravidez na adolescência. A mobilização nas escolas foi enfatizada, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde sobre a promoção da saúde, vacinação, combate à Dengue de fevereiro a abril.
O assunto foi compartilhado para realização de uma mobilização nas escolas na Semana de Saúde na Escola com os gestores presentes, estendendo a informação às equipes de saúde vinculados ao Programa a temática proposta pelo ministério da saúde para qualidade de vida e saúde no âmbito do território nacional que é:
"Defender a vida, ampliar a vacinação, combate à dengue e promover saúde nos territórios com mobilização nacional de fevereiro a abril através da nota técnica n°: 4/2024-CGEDESS/DEPPROS/SAPS/MS.
Agradecimentos foram dirigidos à gestão, profissionais de saúde e educação, e parcerias intersetoriais, bem como as coordenações e direções de saúde convidadas da: Atenção Primária, Saúde Bucal, Endemias, Promoção da Saúde e da SEMED.
Percentuais da dengue foram mencionados, alertando para medidas preventivas. As 14 ações pactuadas conforme o documento orientador na adesão do PSE, incluindo alimentação saudável, prevenção da obesidade e promoção da cultura de paz, foram detalhadas para serem trabalhadas ao longo do ano.
Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)
O PSE, política intersetorial de Saúde e Educação, iniciado em 2007, promove a saúde e educação integral para crianças, adolescentes e adultos na educação pública. A adesão ao PSE representa o compromisso das Secretarias da Saúde e Educação em garantir atenção integral à saúde dos estudantes por meio de ações de prevenção e promoção da saúde. Essa adesão é renovada a cada dois anos, formalizando as ações a serem desenvolvidas nas comunidades escolares do município.
Por Maria Eduarda - ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário