domingo, 27 de março de 2022

Secretaria de Educação realiza palestra em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Durante toda a semana de 21 a 25 de março o as Escolas da rede Pública Municipal de Ensino, realizaram diversas atividades direcionadas pelo Núcleo Estratégico da Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, com intuito de homenagear os estudantes com Síndrome de Down, e trabalhar com os demais alunos e comunidade escolar o real significado do direito a inclusão.

E para encerrar a semana de comemorações foi realizada na sexta-feira, 25 de março, uma palestra em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, ministrada pela Educadora Parental e Empreendedora Social Neila Sabino do Instituto Amor 21, fundado em novembro de 2014 filiado à Associação Brasileira de Síndrome de Down e é formada por pais, amigos e familiares de pessoas com Down.

A palestra foi pautada no objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da luta pela igualdade de direitos e inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade, uma forma de explanar suas potencialidades das, bem como estimular entre os profissionais que atuam com a educação inclusiva no município de Campo Alegre a ampliação do olhar para o protagonismo que cada tem dentro do contexto social.

A palestra foi realizada no Centro Social de Campo Alegre contando com a participação dos profissionais de apoio dos alunos com Síndrome Down, Professoras das salas de recursos e equipes gestora das escolas, além de contar com a presença de membros do Conselho da Pessoa com deficiência e da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre - ADEFICAL e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente – CMDCA.

Durante sua explanação, Gilvânia da Paz - Coordenadora do Núcleo Estratégico da Educação Especial e Inclusiva, destacou que a Síndrome de Down, não se trata apenas de um cromossomo a mais. É também mais carinho, mais alegria, mais verdade e principalmente mais amor. É muito importante que todos reflitam que eles (as), também têm gostos específicos, personalidade própria, habilidades e vocações distintas entre si, e “rótulos”, não devem existir, uma vez que somos todos iguais dentro de nossas diferenças.

Síndrome de Down traz consigo uma bagagem a mais, algo que não define que não limita que não rotula. Traz consigo apenas mais um cromossomo, o chamado cromossomo do amor, aquele pequeno detalhe que faz com que as pessoas que trazem conseguem essa característica sejam especiais, não pelo cromossomo a mais, mas pela luz e pela paz que transmitem a nós.



Nenhum comentário: