A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável - NEEAS realizou na manhã de segunda-feira (27) mais uma formação para os monitores das hortas escolares. Dessa vez com o objetivo de oportunizar os colaboradores a adquirir conhecimento teórico e prático sobre o controle de pragas nas hortaliças usando produtos naturais.
Para esta formação, optou-se por realizar uma oficina com a temática “Uso de inseticidas naturais para o controle de pragas em hortaliças”, a mesma foi dividida em três momentos:
Teoria: Aula expositiva – explicação do conteúdo relacionado;
Prática 1 – execução de 2 receitas de inseticidas naturais;
Prática 2 – aplicação dos produtos confeccionados nas hortaliças.
Participaram do momento tanto os monitores da Sede, quanto o de Luziápolis.
Atualmente o projeto Horta Escolar está sendo desenvolvido em 11 instituições de ensino na Sede e 7 no Distrito Luziápolis.
O projeto segue os princípios do cultivo orgânico, descartando qualquer possibilidade do uso de qualquer tipo de agrotóxico, por isso, durante os monitoramentos, são registradas todas as dificuldades e necessidades para se obter sucesso no desenvolvimento das ações, sendo que foram os últimos monitoramentos realizados que sugeriram a temática.
Sabe-se que o cultivo orgânico de hortaliças despensa o uso de produtos químicos. Assim, é fundamental buscar alternativas que minimizem ou eliminem as pragas dos vegetais sem a agressão que os químicos promovem a saúde das plantas, do solo e dos animais que as consomem, inclusive dos seres humanos.
Para isso, alguns ingredientes naturais podem ser utilizados na preparação de inseticidas que podem ser aplicados nas hortaliças. É importante destacar que as receitas variam de acordo com a espécie da praga a ser eliminada.
Para este momento foram selecionadas cinco receitas, todas com produtos naturais, de fácil acesso e métodos bastantes práticos:
Inseticida de alho;
Inseticida de óleo de soja;
Inseticida de coentro;
Inseticida de pimenta;
Inseticida de folhas de Nim.
É com o intuito de fortalecer as ações socioambientais em nosso município, que o NEEAS vem buscando contribuir, da melhor forma possível, com os princípios da sustentabilidade, sempre optando pelo ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário