O município de Campo Alegre conseguiu mais uma posição de destaque resultante da seriedade da administração municipal. Desta vez os indicadores da saúde pública colocam o município como uma das melhores redes de saúde pública de Alagoas.
A posição de destaque foi conquistada na Avaliação do programa Previne Brasil, onde Campo Alegre ficou em segundo lugar, atrás apenas do vizinho município de Teotônio Vilela.
O município obteve a nota 6,71 na soma dos critérios avaliados.
Outros municípios vizinhos, Junqueiro ficou na 10ª colocação e São Miguel dos Campos, por exemplo, ficou apenas na 34ª posição.
A divulgação da lista de indicadores traz a estruturação dos serviços e como avaliar a qualidade prestada.
A cada quadrimestre os indicadores são avaliados e um escore geral é gerado e a remuneração por desempenho é considerado pela nota. Logo a distribuição dos recursos ocorrerá conforme adequações de metas e de qualidade evidenciada pelo conjunto de indicadores.
Os indicadores iniciais estão distribuídos de forma a cobrir as principais linhas de cuidado como: pré-natal, puericultura, saúde da mulher e doenças crônicas (diabetes e hipertensão).
Esses indicadores, associados aos parâmetros de cobertura, que marcam a principal mudança na forma do financiamento, que direcionam os recursos para os locais com maior eficiência. Uma estratégia de incentivo que melhora o desempenho das ações como;
Ações multiprofissionais no âmbito da atenção primária à saúde;
Ações no cuidado puerperal;
Ações de puericultura (crianças de até 12 meses);
Ações relacionadas ao HIV;
Ações relacionadas ao cuidado de pessoas com tuberculose;
Ações odontológicas;
Ações relacionadas às hepatites;
Ações em saúde mental;
Ações relacionadas ao câncer de mama;
Indicadores globais de avaliação da qualidade assistencial e experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário