Em meio a tantas adaptações, a Educação Inclusiva continuou a ser ofertada aos 192 alunos com deficiência matriculados na rede, garantindo assim o direito a educação, mantendo o contato entre aluno e escola e estreitando os vínculos entre instituição e família.
Pensar em uma educação baseada no princípio da equidade, requer traçar estratégias que levem a todos o mesmo conceito, mesmo que de forma diferente, é pensar que cada um dos receptores de aprendizagem também é transmissor de conhecimento, requer a determinação de enxergar em cada aluno a sua capacidade de se desenvolver e de evoluir respeitando suas especificidades e dando condicionalidade para que tal desenvolvimento aconteça.
Diante disto, a educação inclusiva vem inovando e desenvolvendo atividades que estão sendo fundamentais para dar continuidade ao processo de aprendizagem de seus alunos, para que tal interação aconteça são realizadas visitas periódicas nas residências desses alunos, entrega de atividades impressas que são previamente planejadas de acordo com a deficiência de cada um e sempre respeitando suas características.
O trabalho teve início com as reuniões de gestores, professores das salas de recursos e profissionais de apoio/cuidadores, onde foram traçadas estratégias para atender aos alunos com deficiência.
Foram diversas ações de cunho pedagógico organizadas nas dezoito instituições de ensino que atendem alunos com deficiência, como:
Formação de grupo no Whatsapp para manter contato com os alunos;
Elaboração de atividades diferenciadas para atender as especificidades de cada aluno pelas professoras das salas de recursos;
Entrega das atividades pelas Profissionais de Apoio/ cuidadores/escolas;
Cadastramento e atendimentos aos alunos no Google sala de aula,
Já nos Espaços Crer e Ser da sede e do Distrito Luziápolis, os atendimentos foram voltados para área clínica, sendo realizados;
Contato aos pais pelo grupo no Whatsapp;
Confecção de jogos e entregues aos alunos;
Visita de orientação aos pais pela equipe clínica, as crianças com deficiências (leves e moderados);
Atendimentos fisioterapêuticos, psicológico, fonoaudiólogo, terapêutico ocupacional as crianças com deficiência (caso grave);
Educação é prioridade para o desenvolvimento de uma nação, seja no contexto social e/ou no profissional, a ideia é manter ativo o que nos move, qual seja: o conhecimento. E assim segue o município de Campo Alegre, cuidando de seu maior patrimônio, seus munícipes.
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