Desde 2016, a Secretaria Municipal de Educação junto às instituições de ensino organiza ações em comemoração ao mês da pessoa com deficiência – “Agosto verde”. Esse ano devido à pandemia todas as comemorações acontecerão de maneira virtual, e as escolas já estão se organizando para a partir da próxima semana as ações planejadas para homenagear os alunos.
O objetivo principal nesse momento é fazer com que os alunos se sintam acolhidos mesmo que de maneira virtual, e de alguma forma ampliar o olhar da sociedade para a verdadeira Inclusão, que deve ser vista como um direito e não como um dever.
Incluir alguém no contexto social e educacional vai além de simplesmente enxergar suas especificidades, vai além de ver a deficiência, trata-se de conhecer e acolher as limitações, desenvolver métodos que contribuam para o pleno desenvolvimento e principalmente não rotular ninguém como incapaz, trata-se de romper barreiras, de reconstruir conceitos e de acima de tudo despertar o sentimento de pertencimento social.
Usar as redes sociais para comemorar esse marco na vida das pessoas com deficiência é fundamental para que mesmo durante a pandemia eles não se sintam desmotivados, é mostrar aos mesmos que não estão só, que estamos aqui de braços abertos para recebe-los assim que toda essa situação passar, continuam as entregas de atividades pedagógicas, o atendimentos com intervenções clínica com psicólogas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, como forma de fazer valer seus direitos e promover efetivamente a continuação do desenvolvimento e a inclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário