sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Campanha de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada em todo país


Programada para ser encerrada no dia 31 de agosto, ação preventiva vai até 31 de outubro

Devido à baixa adesão dos brasileiros, a Campana de Vacinação contra o Sarampo, programada para ser encerrada na segunda-feira (31) de agosto, foi prorrogada até 31 de outubro. Em Alagoas, das 1.395.727 pessoas entre 20 a 49 anos que devem ser imunizadas, apenas 399.630 procuraram os postos de vacinação até esta sexta-feira (28), o que corresponde a apenas 28,63% do público-alvo.

Em Campo Alegre a Secretaria Municipal de Saúde alerta o público alvo que procure a sua Unidade Básica de Saúde para realizar a vacinação contra a doença.

A recomendação é que, independente de já ter se vacinado, é necessário tomar a vacina disponibilizada na campanha, excetuando-se quem se imunizou nos últimos 30 dias.

A adesão à campanha de vacinação é imprescindível, com o intuito de evitar um surto de sarampo. Isso porque, há 20 anos o Estado não registrava casos da doença, mas, foram notificados 35 em 2019 e quatro no primeiro semestre deste ano. Isso mostra que há circulação do vírus no Estado e a vacina é a única forma de proteção.

Precaução e Contraindicação – Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para gestantes e, por precaução, pessoas comprovadamente portadoras de alergia à proteína do leite de vaca (APLV), ao invés de receberem a dupla viral e a vacina tríplice viral do laboratório Serum Insititute of India, devem ser imunizadas com a vacina tríplice viral dos laboratórios Bio-Manguinhos ou MSD.

Entretanto, as pessoas com história de reação anafilática sistêmica após ingestão de ovo, a exemplo de urticária generalizada, hipotensão e obstrução de vias aéreas superiores ou inferiores comprovadas, também têm restrições. Nestes casos, a vacina deve ser aplicada em ambiente hospitalar com condições adequadas de atendimento de urgências emergências ou no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Nenhum comentário: